A imagem visual no livro didático de história do ensino médio da rede estadual da Paraíba investigada na perspectiva da Análise Arqueológica do Discurso

Resumo

RESUMO: O século XXI tem como marca indelével a onipresença da imagem visual em seus vários gêneros, assim é mister desenvolver abordagens que permitam aproximar-se dela em seu campo de existência. A escola enquanto espaço cultural tem como finalidade a formação dos sujeitos sociais e desta maneira, desempenha um papel muito importante. Pois, ela exerce a função mediadora por meio das práticas educativas do saber histórico acumulado que estão presentes nos livros didáticos usados na mesma. É partir desse local, que esta pesquisa se oferece a investigar a ordem do discurso nos livros didáticos de história do ensino médio da rede estadual da Paraíba estabelecida pelas séries enunciativas que posicionam as imagens visuais ao longo dos mesmos. A abordagem teórico-metodológica escolhida para realizar a análise dos achados foi a Análise Arqueológica do Discurso (TAD), de Michel Foucault (2015) que possui um horizonte operativo baseado em três etapas, a saber: mapear, escavar e analisar descritivamente (ALCANTARA; CARLOS, 2013) que opera da seguinte maneira: na primeira etapa – a fase de horizontalização da pesquisa, representa o momento em coletamos os dados, as informações, onde são encontrados os primeiros indícios; na segunda etapa –  a fase em que a pesquisa será verticalizada, marca o instante em que nos debruçamos sobre o que foi selecionado e assim constituir o terreno arqueológico da investigação, o local onde a escavação ocorrerá mediante a escolha das ferramentas mais adequadas; na terceira e última etapa – ocasião em que os achados da pesquisa serão comunicados.

PALAVRAS-CHAVE: Imagem visual. Livro didático de história. Ordem do Discurso.

Biografia do Autor

Eduardo Jorges Pugliesi, Universidade Federal da Paraíba; Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Paraíba.

Graduado em História pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2011). Especialista em História do Brasil Contemporâneo pela Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO (2011). Especialista em História do Nordeste do Brasil pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2015). Especialista em Teologia Sistemática pelo Seminário Presbiteriano do Norte - SPN (2016). Mestre em Educação - UFPB (2020) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Discurso e Imagem Visual em Educação – GEPDIVE.

Publicado
2021-01-31
Como Citar
Pugliesi, E. J. (2021). A imagem visual no livro didático de história do ensino médio da rede estadual da Paraíba investigada na perspectiva da Análise Arqueológica do Discurso. Diversitas Journal, 6(1), 1291-1317. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1691