Experiências formativas do PIBID em Geografia no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes

Resumo

RESUMO: O presente trabalho foi realizado com intento de compartilhar experiências formativas de docência em Geografia, adquiridas através da vivência no espaço escolar, observação e participação em aulas e atividades extraclasse, e efetivação de intervenções por meio de projeto de ensino. As reflexões, formação e produção de pesquisa científica foram adquiridas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), efetivadas no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, localizada na área urbana de Araguaína-TO. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, construída por meio de revisão de literatura, relatos da vivência na escola, socialização de experiências entre acadêmicos, docente da escola, e coordenador do PIBID de Geografia. Os resultados demonstram o PIBID como de fundamental importância na formação inicial de docentes, visto que propicia uma noção ampla da realidade e da prática cotidiana do trabalho docente, contribuindo efetivamente na melhoria do ensino-aprendizagem em Geografia.

PALAVRAS-CHAVES: PIBID. Formação docente. Relato de experiências.

Biografia do Autor

Natália Almeida Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Geografia, bolsista PIBID na Universidade Federal do Tocantins (UFT); Araguaína, Tocantins, Brazil.

Osmar Oliveira de Moura, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Geografia, bolsista PIBID na UFT, Araguaína, Tocantins, Brazil.

Roberto Antero da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Professor Doutor em Geografia e coordenador de área do PIBID, UFT, Araguaína, Tocantins, Brazil. 

Marinalda Salles de Sousa, Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes

Docente de Geografia e supervisora do PIBID no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, UFT, Araguaína, Tocantins.

Publicado
2020-10-28
Como Citar
Araújo, N. A., Moura, O. O. de, Silva, R. A. da, & Sousa, M. S. de. (2020). Experiências formativas do PIBID em Geografia no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes. Diversitas Journal, 5(4), 3323-3335. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1516
Seção
Dossiê Tem. - PIBID e formação docente: políticas públicas e práticas educativas