Experiências formativas do PIBID em Geografia no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes
Resumo
RESUMO: O presente trabalho foi realizado com intento de compartilhar experiências formativas de docência em Geografia, adquiridas através da vivência no espaço escolar, observação e participação em aulas e atividades extraclasse, e efetivação de intervenções por meio de projeto de ensino. As reflexões, formação e produção de pesquisa científica foram adquiridas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), efetivadas no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, localizada na área urbana de Araguaína-TO. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, construída por meio de revisão de literatura, relatos da vivência na escola, socialização de experiências entre acadêmicos, docente da escola, e coordenador do PIBID de Geografia. Os resultados demonstram o PIBID como de fundamental importância na formação inicial de docentes, visto que propicia uma noção ampla da realidade e da prática cotidiana do trabalho docente, contribuindo efetivamente na melhoria do ensino-aprendizagem em Geografia.
PALAVRAS-CHAVES: PIBID. Formação docente. Relato de experiências.
Copyright (c) 2020 Natália Almeida Araújo, Osmar Oliveira de Moura, Roberto Antero da Silva, Marinalda Salles de Sousa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.