Aprendizagem da docência: contribuições do PIBID na formação de professores(as)

Resumo

RESUMO: Este texto resulta de um estudo que buscou analisar a contribuição do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência na formação inicial de professores(as). Foi realizado no âmbito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a partir de uma abordagem qualitativa, com dados recolhidos de fontes documentais e um questionário respondido por estudantes de licenciatura em pedagogia e professores(as) da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que a inserção dos licenciandos no contexto escolar contribui com a aprendizagem da docência e qualifica à formação de futuros(as) pedagogos(as). As experiências construídas mostram que outras abordagens de formação são possíveis nos cursos de licenciatura, quando a prática educativa é tomada como elemento central da formação.

PALAVRAS-CHAVE: Curso de Pedagogia, Escola de Educação Básica, Teoria e Prática,

Biografia do Autor

Viviane Drumond, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Educação - UNICAMP, Mestrado em Educação e Garduação em Pedagogia - UFMT. Professora da Universidade Federal do Tocantins, curso de Pedagogia.

Publicado
2020-10-28
Como Citar
Drumond, V. (2020). Aprendizagem da docência: contribuições do PIBID na formação de professores(as). Diversitas Journal, 5(4), 3272-3292. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1511
Seção
Dossiê Tem. - PIBID e formação docente: políticas públicas e práticas educativas