Brasil e Estados Unidos: Uma análise do comércio internacional e bilateral no período 2005-2016
Resumo
RESUMO: As relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos são antigas e datam desde a independência do Brasil. Os Estados Unidos sempre foram um importante parceiro comercial do país, no entanto, seu peso na pauta de comércio brasileira tem se reduzido paralelamente à intensificação da fragmentação internacional da produção e ao crescente destaque da parceria do Brasil com a China. O objetivo do artigo é apresentar uma análise comparativa da inserção do Brasil e dos Estados Unidos no comércio internacional e da relação comercial entre eles no período recente (2005-2016). A análise estatística por meio dos dados da COMTRADE demonstrou que os principais produtos da pauta de exportações brasileira para os Estados Unidos apresentam maior grau de sofisticação tecnológica, do que a pauta para o mundo. Os resultados também apontam para uma maior concentração nas exportações do que nas importações do Brasil e uma tendência de crescimento do grau dessa concentração. O Brasil apresenta uma especialização muito maior em produtos de baixa intensidade tecnológica, porém há uma maior presença de produtos com mais intensidade tecnológica nas exportações para os Estados Unidos, demonstrando a relevância das relações com esse parceiro comercial no período recente.
PALAVRAS-CHAVE: padrão de especialização comercial, relações bilaterais, pauta de exportação.
Copyright (c) 2021 Camila do Carmo Hermida, Samuel Santos de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”