Aritmética nos anos inicias do ensino fundamental por meio de oficina de matemática sobre divisão com TDICs

Resumo

RESUMO: O domínio das operações aritméticas básicas pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental seja conceitual ou procedimental ainda configura-se como aquém do esperado nas macroavaliações. Para atingir níveis de proficiência satisfatórios é fundamental que se promova o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à compreensão das operações e suas aplicações no cotidiano. A simples operacionalização dos métodos de resolução dessas operações por procedimentos práticos e o descaso com a compreensão dos algoritmos podem afetar consideravelmente a aprendizagem de outros conteúdos nos quais as operações são utilizadas. Além do mais, as dificuldades que se formam pela falta do domínio dessas operações nos anos iniciais se arrastam ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, evidenciando que é importante que os professores revejam suas práticas docentes. No entanto, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, etapa de escolarização onde as operações aritméticas são desenvolvidas primordialmente, também encontram dificuldades nas compreensões dessas operações e ensiná-las pode se constituir um desafio, ao mesmo tempo que pode implicar em adoção de abordagens equivocadas que levam à incompreensão sem ter de fato ocorrido a aprendizagem. Dentre as operações aritméticas, a operação divisão, seja exata ou inexata, ainda é uma das operações nas quais tanto professores dos anos iniciais do Ensino fundamental quanto alunos apresentam dificuldades, assim como a operação subtração. No sentido de melhorar a compreensão do algoritmo da divisão exata e inexata nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma oficina foi ofertada em 2019 para professores e futuros professores. Os resultados apontam que as dificuldades se concentram nos casos especiais de divisão e na divisão inexata.

PALAVRAS-CHAVE: Aritmética; Divisão Exata e Inexata; Material Dourado; TDICs; Ensino de Matemática.

Biografia do Autor

Claudia de Oliveira Lozada, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Docente do Instituto de Matemática (IM-UFAL), Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFAL).

Sidney Leandro da Silva Viana, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Licenciado em Matemática, Instituto de Matemática (IM-UFAL).

Marcos Lucas da Silva Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Licenciando em Matemática, Instituto de Matemática (IM-UFAL).

Bruna Gama dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Licencianda em Matemática, Instituto de Matemática (IM-UFAL).

Cryslane de Araújo Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Licencianda em Matemática, Instituto de Matemática (IM-UFAL).

Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Licenciada em Matemática, Instituto de Matemática (IM-UFAL).

Publicado
2021-01-31
Como Citar
Lozada, C. de O., Viana, S. L. da S., Oliveira, M. L. da S., Santos, B. G. dos, Lima, C. de A., & Barbosa, E. A. A. (2021). Aritmética nos anos inicias do ensino fundamental por meio de oficina de matemática sobre divisão com TDICs. Diversitas Journal, 6(1), 1356-1362. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1483