Aplicação de ferramentas da qualidade para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade: estudo de caso no IFAL

Resumo

RESUMO: A globalização e os avanços da tecnologia dos últimos anos trouxeram modificações em todas as áreas e setores. Com essas mudanças, a busca pela qualidade tem sido um dos grandes desafios e também uma fonte de grandes oportunidades para as organizações públicas, que antes eram vistas como pouco produtivas e engessadas. Nesse cenário, a gestão da qualidade passa a ser uma alternativa para essas organizações melhorarem os seus processos, através da utilização das ferramentas da qualidade. Nessa perspectiva, o objetivo principal do estudo foi propor a aplicação de ferramentas que subsidiem a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade na Coordenação de Administração do IFAL – Campus Rio Largo. A pesquisa é de natureza aplicada, cujo nível de aprofundamento é de uma pesquisa exploratória e descritiva. Foi realizada in loco, baseando-se em um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a entrevista semiestruturada, observação direta e análise documental. As ferramentas da qualidade utilizadas foram: pesquisa documental, Brainstorming, folha de verificação, fluxograma, diagrama de Ishikawa, e 5W1H. Como resultados, foi possível ampliar o conhecimento do contexto institucional estudado e elaborar o mapeamento dos processos através do fluxograma, o que possibilitou dar mais clareza aos colaboradores e permitiu uma visão detalhada dos procedimentos de serviços e dos problemas existentes. Além disso, realizou-se uma lista de verificação para registrar o tempo médio de execução dos serviços e construiu-se o diagrama de Ishikawa, o que permitiu uma melhor visualização das causas e possíveis efeitos dos problemas elencados, permitindo a construção de um plano de ação para tornar a visão mais eficiente e estratégica dos procedimentos a serem seguidos. Com isso, evidencia-se que a gestão da qualidade e suas ferramentas demonstraram ser úteis, permitindo uma melhor qualidade nos processos do setor objeto de análise.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão da Qualidade, Ferramentas da Qualidade, Gestão da Qualidade no Setor Público.

Biografia do Autor

Ricardo Luís Alves de Oliveira Ribeiro, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, especialização em Gestão Pública pela Faculdade Claretiano de São Paulo e atualmente é Mestrando em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Realizou atividades na Empresa Júnior do curso de Administração como Gerente de Projetos e Gerente de Presidência. No Movimento de Empresas Juniores (MEJ), foi Diretor de Desenvolvimento e cofundador da Federação de Empresas Juniores do Estado de Alagoas (FEJEA). Atualmente é Professor da área de Administração do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas no curso de Informática para Internet e Coordenador de Pesquisa e Extensão (IFAL - Rio Largo). É membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Indicadores de Desempenho - NPID/CNPQ/UFBA; Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade - NeoGetq/CNPQ/IFAL; Gestão, Energia e Meio Ambiente do CNPQ/FAL.

Dartagnan Ferreira de Macêdo, Instituto Federal de Alagoas

Mestre em Administração Pública (UFAL). Especialista em Gestão em Saúde Pública, em Gestão de Recursos Humanos e em Docência na Educação Profissional. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas e em Administração Pública pela Universidade Estadual de Alagoas. Atuou como professor bolsista na Secretaria de Educação de Alagoas e como professor auxiliar na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), vinculado ao Núcleo de Ciências Humanas, Sociais e Políticas Públicas (Nucisp). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), campus Viçosa, e coordenador do curso de bacharelado em Administração Pública EAD, UAB/IFAL. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Administração em Saúde, Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico e Políticas Públicas.

Diego da Guia Santos, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialização em Gestão Empresarial pela Faculdade Integrada Jacarepaguá (2012) e Mestrado Profissional em Administração Pública pela UFAL (2017). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Benedito Bentes), na área de Logística. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Operações, Gestão de Projetos e Empreendedorismo.

Publicado
2021-06-01
Como Citar
Ribeiro, R. L. A. de O., Macêdo, D. F. de, & Santos, D. da G. (2021). Aplicação de ferramentas da qualidade para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade: estudo de caso no IFAL. Diversitas Journal, 6(2), 2478-2490. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1385
Seção
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas