Práticas pedagógicas como ferramenta para a aprendizagem de microbiologia no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1325

Resumo

RESUMO: As principais atribuições da microbiologia é estudar a forma, a estrutura, a reprodução, a fisiologia, o metabolismo e a identificação de seres microscópicos, bem como a sua distribuição natural, suas relações recíprocas com outros seres vivos, seus efeitos benéficos e prejudiciais sobre os homens e as alterações físicas e químicas que provocam no ambiente. Neste sentido, objetivou-se com este estudo desenvolver práticas pedagógicas voltadas ao ensino de microbiologia para alunos da turma de 7° ano do ensino fundamental em escola municipal. As atividades foram realizadas na escola de rede municipal localizada na cidade de Arapiraca, no bairro Brasília. O público alvo foram os alunos da 7° do ensino Fundamental II. Aproximadamente 60 alunos participaram das atividades realizadas. Foram realizadas palestras e práticas voltadas as temáticas desenvolvidas durante a intervenção. Após as práticas e palestras, um questionário semiestruturado foi aplicado. Com o resultado do questionário aplicado, pôde-se observar que os alunos não compreenderam exatamente o foco e o que estuda a microbiologia, porém, compreenderam outras questões, como as questões de higiene e patogenicidade de microrganismos. Pode-se afirmar, com base nos resultados, que mais intervenções teórico-práticas para concretizar o conhecimento em relação às temáticas abordadas.

PALAVRAS-CHAVE: Biologia, Ensino de ciências, Microrganismos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2021-01-28

Como Citar

Silva, M. da P. da, Santos, E. D. dos, Trindade, D. K. dos S., Araújo, L. C. da S., Pereira, M. M. dos S., Fonseca, R. R. de A., & Lopes, E. P. (2021). Práticas pedagógicas como ferramenta para a aprendizagem de microbiologia no ensino fundamental. Diversitas Journal, 6(1), 562–570. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1325

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)