Coleta seletiva: concepção de alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Arapiraca-AL

  • Emylly Eduarda Ferreira Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • José Jamerson Pereira de Almeida
  • Luiz Eduardo Bezerra Silva
  • Maria Laryssa dos Santos Lima
  • Rosineide Nascimento da Silva

Resumo

RESUMO: Educação Ambiental é compreendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Baseando-se na preocupação acerca do nível de conscientização da população sobre a grande quantidade de resíduos gerados, causadores de vários problemas ambientais, o objetivo deste estudo foi avaliar a percepção ambiental acerca da coleta seletiva, de alunos de 8º ano de uma escola pública de ensino fundamental, localizada no município de Arapiraca-AL. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, do tipo exploratória e descritiva. Para a avaliação da percepção ambiental foram aplicados questionários a 65 alunos de 8º ano do ensino fundamental. Em seguida, os dados foram tabulados com o uso de ferramentas do programa Microsoft Excel for Windows®. Foi perceptível que os alunos, de faixa etária entre 12 a 17 anos, já possuíam discernimento da importância da EA e da coleta seletiva, contudo não foi observada ainda a sensibilidade no que tange a ações efetivas relativas a essa temática. Em suma, é necessária maior intervenção da escola na sensibilização e conscientização dos alunos, contextualizando e problematizando as questões ambientais em sala de aula e desenvolvendo projetos alusivos ao tema. Para isso, deve-se estreitar a distância entre o discurso teórico e as ações efetivas, sejam estas direcionadas à problemática do lixo ou a quaisquer outras que permeiem a aplicabilidade da Educação Ambiental.

PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental, Separação de resíduos, Ensino público.

Publicado
2020-10-27
Como Citar
Ferreira, E. E., Almeida, J. J. P. de, Silva, L. E. B., Lima, M. L. dos S., & Silva, R. N. da. (2020). Coleta seletiva: concepção de alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Arapiraca-AL. Diversitas Journal, 5(4), 2676-2691. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1323