A Importância das Aulas Práticas de Química no Processo de Ensino-Aprendizagem no PIBID

Resumo

RESUMO: A química é uma das disciplinas considerada difícil de assimilação, pelo fato que seus conteúdos são complexos, principalmente por ser trabalhado de forma tradicional envolvendo conceitos e fórmulas de difícil compreensão, tornado assim uma disciplina desinteressante para os alunos. O presente estudo trata-se de um projeto desenvolvido durante o PIBID/Química, na escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho no município de Humaitá-AM. Tendo como objetivo principal demonstrar a importância da inserção das aulas práticas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi baseada em métodos de abordagem qualitativa de campo e laboratorial. A coleta de dados foi feita através de observações realizadas no decorrer das aplicações das aulas práticas, e a análise de acordo com o desempenho dos alunos. O público alvo foi alunos da 1ª fase 1, 2ª fase 2 do EJA e alunos do 2º ano 1, 3º ano 1 e 2º ano 1 do ensino médio período noturno. Diante disso, esse estudo fez-se necessário, pois através do mesmo foi possível observar um bom rendimento dos alunos com relação aos assuntos. Verificou-se que os alunos tiveram maior compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula visto que tiveram boas notas nas provas e trabalhos realizados durante os bimestres. Portanto, espera-se que este estudo contribua de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio por meio do estímulo e da criatividade.

PALAVRAS-CHAVE: Contextualização, Ensino-aprendizagem, Laboratório.

Biografia do Autor

Maria de Nazaré da Silva Braga, Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química.

Clara Ferreira Prestes, Universidade Federal do Amazonas

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química.

Publicado
2021-06-01
Como Citar
Braga, M. de N. da S., Prestes, C. F., Oliveira, V. G. de, Menezes, J. A. de, Cavalcante, F. S. A., & Abreu Lima, R. (2021). A Importância das Aulas Práticas de Química no Processo de Ensino-Aprendizagem no PIBID. Diversitas Journal, 6(2), 2530-2542. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1267