Biometria e índices de conformação em equinos competidores de vaquejada no Semiárido Alagoano

Resumo

RESUMO: A vaquejada é um esporte difundido por todo o Nordeste brasileiro, a prática gera renda para milhares de Brasileiros e agrega valores em outas atividades. Com isso, é importante a análise biométrica dos animais que participam dessa prática para definição dos parâmetros morfométricos que impactam diretamente nos resultados dos animais. Visando tais fatores, objetivou-se avaliar as características biométricas de equinos competidores de vaquejada no Semiárido alagoano. A pesquisa foi realizada na pista de vaquejada da cidade de Olho d'Água do Casado. Foram utilizados 44 animais, divididos por sexo. A pelagem alazã foi a mais expressiva (96% de frequência). O diâmetro torácico e o peso das fêmeas foram superiores aos dos machos com diferenças de 2,75cm e 16,46kg respectivamente.  Equinos machos apresentaram maior altura da cernelha (152,94 cm) e da garupa (152,29 cm). Os animais utilizados em vaquejadas no Semiárido Alagoano são de predominância da Raça Quarto de Milha e de pelagem Azalã.

PALAVRAS-CHAVE: Animais de Competição, Conformação, Sertão Alagoano.

Biografia do Autor

Joyce Ramos da Silva

Acadêmica em Zootecnia pela Universidade Estadual de Alagoas.

Neilson Silva Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Alagoas, Acadêmico em Zootecnia pela Universidade Estadual de Alagoas. Tem experiência na área de Zootecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de forragem, bromatologia, avicultura e extensão rural.

Filipe Augusto Leal Dantas, Universidade Federal de Alagoas

Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: frangos caipiras, rendimento de carcaça, alimentação e aquarismo marinho.

Maria Telma de Aquino Rodrigues, Universidade Estadual de Alagoas

Acadêmica em Zootecnia pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL (2017). Técnica em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas - IFAL/Campus/Piranhas (2016). Atualmente vem desempenhado Trabalhos acadêmicos nas áreas de Analises de Alimentos, Extensão Rural, Escrituração zootécnica e avaliação de forrageiras do semiárido, caatinga.

Publicado
2020-10-28
Como Citar
Silva, J. R. da, Santos, N. S., Dantas, F. A. L., & Rodrigues, M. T. de A. (2020). Biometria e índices de conformação em equinos competidores de vaquejada no Semiárido Alagoano. Diversitas Journal, 5(4), 3196-3210. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i4-1263