Diagnóstico escolar: na rede de ensino médio em Arapiraca – AL, supervisionado pelo o programa – PIBID

Resumo

RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de uma das atividades iniciais realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) do curso de Ciências Biológicas, em 2018, o diagnóstico escolar. O mesmo teve como propósito o conhecimento do espaço escolar como contexto de atuação dos bolsistas do programa, permitindo analise e percepção das possibilidades existentes na comunidade escolar. Nesta atividade foram analisados vários aspectos da escola, entre eles destacam-se: o reconhecimento do espaço físico e o estudo do Projeto Político Pedagógico. Por meio desta atividade pôde-se verificar a percepção da professora de Biologia da escola sobre as dificuldades na aprendizagem dos alunos, escolha da profissão de educadora, avaliação do comportamento dos alunos em relação à disciplina de Biologia e os recursos didáticos utilizados em sala de aula. Pode-se afirmar que a presente atividade trouxe resultados positivos, pois, nos ajudou a conhecer a realidade na qual a escola está inserida, bem como, suas potencialidades e dificuldades relevantes nos auxiliando bastante como Pibidianos e futuros docentes. A atividade foi desenvolvida em uma das escolas parceiras do PIBID, localizada no município de Arapiraca – AL.

PALAVRAS-CHAVE: Diagnóstico, Realidade escolar, Professores.

Publicado
2021-01-31
Como Citar
Leite, N. de O. G., & Chagas, A. B. (2021). Diagnóstico escolar: na rede de ensino médio em Arapiraca – AL, supervisionado pelo o programa – PIBID. Diversitas Journal, 6(1), 1446-1464. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1238