Efficiency of cinnamon extract (Cinnamomum zeylanicum Blume) in the treatment of seeds of braúna (Schinopsis brasiliensis Engl.)

Resumo

RESUMO: Por décadas, os produtos químicos têm apresentado eficiência na inibição de patógenos associados às sementes florestais, mas devido ao alto custo e impacto ambiental causados pelo mesmo, pesquisas a fim de encontrar alternativas mais viáveis e sustentáveis tem se realizado. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do extrato de Cinnamomum zeylanicum Blume no tratamento de sementes de Schinopsis brasiliensis Engl. e indicar o uso de extratos vegetais como uma alternativa para o controle de patógenos associados às sementes florestais. Para o teste de sanidade, foram utilizadas 500 sementes coletadas no ano de 2010 e 500 sementes coletados no ano de 2014 submetidas aos tratamentos com extrato de canela nas seguintes concentrações: : T1: solução contendo 100% água estéril (Testemunha); T2: solução contendo 25% de extrato de canela e 75% de água estéril; T3: solução contendo 50% extrato de canela e 50% de água estéril; T4: solução contendo 75% de extrato de canela e 25% de água estéril; T5: solução contendo 100% de extrato de canela. O teste de sanidade teve duração de 10 dias e após esse período realizou-se a avaliação dos patógenos associados as sementes de S. brasiliensiss por meio das observações das estruturas fúngicas através de microscópio estereoscópico e ótico, e auxilio da literatura especializada. O tratamento com solução contendo 100% de extrato de canela apresentou-se como o mais eficiente sendo o mais indicado para a inibição de patógenos associados às sementes florestais. Considerando os resultados, é recomendável o avanço de pesquisas em torno do uso de extratos vegetais como solução para o tratamento de sementes florestais de modo que se torne uma alternativa viável no ramo da silvicultura.

PALAVRAS-CHAVE: sementes, patógenos.

Publicado
2021-01-24
Como Citar
Andrade, N. A. de, Santos, G. J. C. dos, Freitas, A. de L., Almeida, E. P. de, & Leite, M. J. de H. (2021). Efficiency of cinnamon extract (Cinnamomum zeylanicum Blume) in the treatment of seeds of braúna (Schinopsis brasiliensis Engl.). Diversitas Journal, 6(1), 89-98. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1186