Território rural: o turismo e a multifuncionalidade rural em Arroio Grande, Santa Maria/RS, Brasil

  • Mirele Milani da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ivanio Folmer Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

RESUMO: Há novas funções no espaço rural que vão além das atividades agrícolas. O turismo rural propicia a valorização do meio ambiente, da história, da cultura e contribui com a reorganização espacial e econômica local. O objetivo deste estudo foi identificar a presença da multifuncionalidade do espaço rural no Distrito de Arroio Grande, município de Santa Maria/RS. A pesquisa é qualitativa e exploratória, com utilização de entrevista semiestruturada. Como resultado verificou- a presença da multifuncionalidade rural concomitante com atividades turísticas, agroindústrias, artesanatos, fábrica de facas artesanal, balneários, trilhas ecológicas, cachoeiras, produtos ‘coloniais’ e/ou artesanais (queijo, salame, vinho, cachaça) os quais se agregam proporcionando novas paisagens, revalorização e ressignificações do espaço rural oportunizando o incremento da renda e a qualidade de vida das famílias.

PALAVRAS-CHAVE: Novas Ruralidades, Multifuncionalidade, Turismo Rural.

Biografia do Autor

Mirele Milani da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ivanio Folmer, Universidade Federal de Santa Maria
Graduado pela Universidade Federal de Santa Maria no curso de geografia Licenciatura no ano de 2014. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia-PPGGEO/UFSM no ano de 2018. Doutorando em Geografia-PPGGEO/UFSM com previsão de término em 2022. Participante de diversos projetos de pesquisa e extensão, com as temáticas de Educação no campo; Educação Ambiental; Gênero e sexualidade; Mortalidade Infantil; Catadores e Memória e Patrimônio Cultural.
Publicado
2020-07-05
Como Citar
Silva, M. M. da, & Folmer, I. (2020). Território rural: o turismo e a multifuncionalidade rural em Arroio Grande, Santa Maria/RS, Brasil. Diversitas Journal, 5(3), 1942-1953. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1173
Seção
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas