Agroecologia e horta escolar como ferramentas de educação ambiental e produção de alimentos naturais

  • Lucas Francisco da Silva Universidade estadual de Alagoas-Uneal
  • Rubens Pessoa de Barros
  • Rodrigo Almeida Pinheiro
  • Jecilãine Efigênia da Silva
  • Maria Jéssica dos Santos Cabral
  • Jéssika Silva de Lima

Resumo

RESUMO: A escola que adota a educação ambiental como instrumento de sensibilização deve orientar o aluno a buscar valores que conduzam a uma rotina harmoniosa com o ambiente em que está inserido. E, neste sentido, a horta escolar pode agir como um campo de ensino e aprendizagem dentro da escola, podendo ser acessado em muitos momentos pelos discentes e docentes da instituição que aderiram à técnica como uma ferramenta de ensino. Diante do que foi exposto, objetivou-se com esse trabalho utilizar técnicas agroecológicas associadas à educação ambiental para a construção de uma horta escolar na Escola Municipal Deputado José Lúcio de Melo. A ação foi desenvolvida no período de janeiro a março de 2019. Para a construção da horta, realizou-se o manejo do solo, adubação e posteriormente a semeadura de sementes e mudas nos canteiros. Diante da implantação da horta escolar, percebeu-se que se opondo ao modelo convencional, as técnicas agroecológicas têm um potencial para a produção de alimentos orgânicos, assim garantindo a manutenção e preservação do meio ambiente. O processo torna-se fundamental para o ensino e aprendizagem dos alunos, podendo ser constatado de acordo com as  respostas obtidas do questionário sobre as experiências durante o processo de construção e acompanhamento da horta até o período de colheita. Por tanto, conclui-se que as técnicas agroecológicas associadas às práticas de ensino em educação ambiental foram fundamentais para o processo de implantação da horta escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Orgânicos; Produção; Sustentabilidade.

Publicado
2020-01-13
Como Citar
Silva, L. F. da, Barros, R. P. de, Pinheiro, R. A., Silva, J. E. da, Cabral, M. J. dos S., & Lima, J. S. de. (2020). Agroecologia e horta escolar como ferramentas de educação ambiental e produção de alimentos naturais. Diversitas Journal, 5(1), 27-33. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1050