Desenvolvimento de um recurso educacional em saúde para trabalhadores rurais

  • Erivaldo Santos de Lima Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-2561-5867
  • Maria Clara Roseno da Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • José Francisco dos Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde
  • Almira Alves dos Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas https://orcid.org/0000-0001-9489-7602

Resumo

Os agrotóxicos causam um grande impacto na saúde das populações. São alguns exemplos das consequências do seu uso indiscriminado: a contaminação ambiental e humana, problemas auditivos, o desenvolvimento de transtornos mentais, doenças neurodegenerativas, complicações respiratórios dentre outras. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo relatar a experiência do processo de construção de um recurso educacional em saúde para a saúde do trabalhador rural. Como um recurso educacional em saúde elegeu-se o livro. Intitulou-se de Saúde no Campo - 1ª edição: Uso de agrotóxicos e dividiu-se em cinco capítulos. Posterior ao processo de construção desse recurso, realizou-se uma Mostra de Recursos Educacionais em Saúde no qual participaram docentes convidados com expertise em recursos educacionais em saúde e outras tecnologias educacionais, estudantes de graduação e pós-graduação. O processo de concepção, planejamento e execução do material educativo requer o desenvolvimento e/ou aprimoramento de múltiplas competências, habilidades e atitudes que são primordiais na formação em saúde, como, por exemplo, o uso das tecnologias da informação e comunicação em suas diversas formas, o olhar para os determinantes sociais em saúde, o reconhecimento enquanto ator político e sua intersecção com a formação universitária em saúde.

Publicado
2020-07-05
Como Citar
Lima, E. S. de, Silva, M. C. R. da, Santos, J. F. dos, & Santos, A. A. dos. (2020). Desenvolvimento de um recurso educacional em saúde para trabalhadores rurais. Diversitas Journal, 5(3), 1774-1786. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1037