A construção da identidade do aluno frente ao projeto lei de ideologia de gênero

  • Maiara Cristine Oliveira de Almeida Universidade Estadual de Alagoas
  • Carolina Sena do Vale Uneal
  • Cristiano Cezar Gomes da Silva Universidade Estadual de Alagoas

Resumo

RESUMO: O presente trabalho traz uma breve discussão acerca dos conceitos de ideologia, gênero e identidade a partir do debate a respeito da identidade do aluno frente ao projeto lei de ideologia de gênero. No decorrer do trabalho, tais conceitos foram correlacionados ao projeto lei de ideologia de gênero com a construção de identidade do aluno. Foram mobilizados autores, como: Althusser (1995), Arroyo (2004), Carvalho (2011), Foucault (1988), Hall (2005), Louro (2007), Souza e Silva (2018) e Silva (2017), além de algumas normas legais. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas análises bibliográficas, para, a partir das leituras, trazer elementos para a presente discussão. Destaca-se que a escola deve possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico a partir da compreensão sobre as diferenças corporais e sexuais que culturalmente se constroem na sociedade, tendo papel fundamental na desmistificação dessas diferenças, além de ser um importante instrumento na construção de valores e atitudes, que permitam um olhar mais crítico e reflexivo sobre as identidades de gênero e sexual. Nesse sentido, este trabalho visa suscitar o debate e a reflexão sobre a ideologia de gênero na construção da identidade a partir da escola.

PALAVRAS-CHAVE: ideologia de gênero; identidade; escola.

Biografia do Autor

Carolina Sena do Vale, Uneal

Psicóloga pela Universidade Federal de Alagoas.

Cristiano Cezar Gomes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Professor Titular da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, no Curso de Licenciatura em História - Campus III. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura, nível Mestrado, da UNEAL. Possui Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, onde defendeu tese junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, em 2011, na Área de Concentração Linguagens e Cultura através da Linha de Pesquisa Discurso, Sociedade e Cultura, desenvolvendo investigação sobre Graciliano Ramos com ênfase na interdisciplinaridade entre a História e a Literatura com aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa. Concluiu Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, em 2004, defendendo dissertação junto ao Programa de Pós-Graduação em História - PPGH, investigando a instituição dos signos modernos no Agreste de Pernambuco (1953-1978). Concluiu Licenciatura em História, pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim, em 2000. Realizou intercâmbio sanduíche no PPGL, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, através do PROCAD-CAPES, em 2007, desenvolvendo parte das pesquisas de doutoramento. Pesquisador Visitante (Visiting Scholar) no Department of Spanish and Portuguese, em The Ohio State University, nos Estados Unidos, em 2008, realizando parcialmente as investigações apresentadas em sua tese. Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNEAL entre 2015-2018. Participou da elaboração do projeto e coordenou, entre 2016 e 2018, o Doutorado Interinstitucional em Letras entre a Universidade Estadual de Maringá - UEM e a UNEAL, aprovado e financiado pela CAPES, em 2015. Participou da elaboração do projeto de Doutorado Interinstitucional em Educação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e a UNEAL, aprovado e financiado pela CAPES, em 2016. Participou da elaboração do projeto de criação do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura, da UNEAL, aprovado e financiado pela CAPES e FAPEAL, em 2015. Atualmente lidera o grupo de pesquisa CEADHIC - Círculo de Estudos em Análise do Discurso e História Cultural, na Universidade Estadual de Alagoas e integra o Grupo de Estudos do Tempo Presente, na Universidade Federal de Sergipe. Professor convidado no PPGL, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, nível Mestrado e Doutorado, em 2012. Professor convidado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, nível Mestrado e Doutorado, entre 2012-2014. Tem participado de bancas de qualificação e defesa de mestrado e doutorado em diversas universidades. Integrou bancas de seleção de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB. Tem experiência nas áreas de História e Letras, com ênfase em Teoria da História; Metodologia da Pesquisa em História; História Cultural; História, Sociedade e Literatura; Discurso, História e Cultura; e Análise do Discurso de Linha Francesa. No período entre 2004 e 2011, coordenou a Licenciatura em História , da Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim, onde também coordenou o curso de Especialização em Metodologia do Ensino da História entre 2006 e 2011. Na Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, coordenou a Licenciatura em História em 2005. Entre 2012 e 2016, colaborou com o Programa Especial de Formação de Servidores Públicos - PROESP, promovido pela UNEAL, lecionando nos cursos de Licenciaturas em História e Pedagogia.

Publicado
2020-01-13
Como Citar
Almeida, M. C. O. de, Vale, C. S. do, & Silva, C. C. G. da. (2020). A construção da identidade do aluno frente ao projeto lei de ideologia de gênero. Diversitas Journal, 5(1), 603-614. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1004
Seção
Dossiê Temático - Cultura e Territorialidades