A construção da identidade do aluno frente ao projeto lei de ideologia de gênero
Resumo
RESUMO: O presente trabalho traz uma breve discussão acerca dos conceitos de ideologia, gênero e identidade a partir do debate a respeito da identidade do aluno frente ao projeto lei de ideologia de gênero. No decorrer do trabalho, tais conceitos foram correlacionados ao projeto lei de ideologia de gênero com a construção de identidade do aluno. Foram mobilizados autores, como: Althusser (1995), Arroyo (2004), Carvalho (2011), Foucault (1988), Hall (2005), Louro (2007), Souza e Silva (2018) e Silva (2017), além de algumas normas legais. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas análises bibliográficas, para, a partir das leituras, trazer elementos para a presente discussão. Destaca-se que a escola deve possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico a partir da compreensão sobre as diferenças corporais e sexuais que culturalmente se constroem na sociedade, tendo papel fundamental na desmistificação dessas diferenças, além de ser um importante instrumento na construção de valores e atitudes, que permitam um olhar mais crítico e reflexivo sobre as identidades de gênero e sexual. Nesse sentido, este trabalho visa suscitar o debate e a reflexão sobre a ideologia de gênero na construção da identidade a partir da escola.
PALAVRAS-CHAVE: ideologia de gênero; identidade; escola.
Copyright (c) 2020 Maiara Cristine Oliveira de Almeida, Maiara Cristine Oliveira de Almeida, Carolina Sena do Vale, Cristiano Cezar Gomes da Silva

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