O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Pedimos gentilmente aos autores que forem submeter artigos na Diversitas Journal que acompanhem na página de submissão dos mesmos as avaliações, bem como observem seus emails também a lixeira e caixa de spam. 

O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas DIRETRIZES PARA AUTORES.

Clique aqui para conferir as regras de formatação da revista a partir de 2020.

A Diversitas Journal é uma revista científica da Universidade Estadual de Alagoas, com publicação quadrimestral, recebendo artigos em demanda espontânea e também a partir dos trabalhos participantes e aprovados por avaliadores ad hoc no ENCCULT, anualmente.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

  • O artigo deverá ser submetido exclusivamente através da página da revista (http://periodicos.ifal.edu.br/diversitas_journal), mediante cadastro completo de todos autores, em arquivo no formato Microsoft Word (*.doc ou *.docx), com formatação para papel A4, com margens de 3,0 cm à esquerda e 2,5 cm nas demais margens (direita, superior e inferior), e com espaçamento de linha de 1,15 cm;
  • O texto do artigo deverá conter um mínimo de 6 e um máximo de 20 páginas;
  • Na lista de autores, adicionar os nomes completos (sem abreviação), em negrito e justificado, com as iniciais maiúsculas, identificando cada um com número arábico sequencial, taxado como sobrescrito. Os nomes devem ser separados por ponto e vírgula (;);
  • A identificação dos autores deve ser citada logo abaixo dos nomes, conforme o modelo disponibilizado (na página seguinte). Uma vez citada por extenso uma instituição, pode ser utilizada abreviatura nas demais afiliações para a mesma instituição. País de origem do autor em Ingês (ex. Brazil) Incluir e-mail de todos os autores e indicar a condição de bolsistas de agências de fomento junto à identificação dos autores;
  • Respeitar um espaço entre o título, autores, afiliações e antes do início de cada nova seção;
  • O título se constitui no menor resumo do trabalho, não sendo recomendada a utilização de mais do que 15 palavras no mesmo. Se for necessário se referir à fonte financiadora, deve-se colocar como identificador o número arábico “(1)” taxado como sobrescrito ao final do título.
  • A estrutura do artigo deve apresentar basicamente seções com introdução, desenvolvimento e conclusão, além de uma seção contendo as referências efetivamente utilizadas e citadas no texto; os títulos das seções devem ser claros e objetivos, refletindo a temática e as questões abordadas (alguns exemplos: introdução ou considerações iniciais, materiais e métodos ou procedimentos metodológicos, conclusão ou considerações finais, dentre outros);
  • Todo o texto do trabalho deverá ser em fonte Times New Roman em tamanho 12, com exceção de título do trabalho (tamanho 14), título das seções (todo em maiúsculo, negrito, tamanho 12), autores (tamanho 12), referências bibliográficas (tamanho 12), que devem seguir o modelo; Resumo e abstract (tamanho 10)
  • O título deve ser em Português se o trabalho for em Português, com tradução em Inglês logo abaixo. Se o trabalho for em Inglês, o título Inicial será em Inglês com o título em Português em segundo lugar. As mesas normas para o espanhol.
  • Na submissão (pelo portal da revista), adicionar sempre dois arquivos, sendo que um deve constar a identificação dos autores e afiliações, e outro arquivo sem qualquer identificação dos autores e afiliações (as cegas); lembrar de remover na opção propriedades do arquivo elaborado em Microsoft Word o nome do autor do texto, sob pena de indicar a autoria do trabalho.
  • Deve ser preenchido também e anexar autorização de publicação pelos autores. Também protocolos de conselhos de ética humano e animal se necessário, garantindo o cumprimento de legislação em vigor e respeito as pessoas e aos seres vivos do planeta.
  • Os artigos serão avaliados pelos pares em primeira instância, depois reavaliados pelos editores e adequados as normas gerais da Diversitas Journal, com uma perspectiva de tornar acessível, em livre acesso a toda sociedade global, em português, espanhol e inglês, sendo sempre colocado a disposição no mínimo resumos em dois idiomas para facilitar as leituras e acessos.

Política de Privacidade

DECLARAÇÃO DE ÉTICA (PORTUGUÊS)

A Declaração de Ética é baseada nas recomendações das Boas Práticas do Comitê de Ética da Publicação (COPE), elaboradas em 2011.

Diversitas Journal Segue os princípios adotados pelos Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicações Acadêmicas, ratificados por organismos internacionais em 2018 por COPE, CASPA, DOAJ e WAME. Acesso em: https://publicationethics.org/files/Principles_of_Transparency_and_Best_Practice_in_Scholarly_Publishingv3.pdf

 

  • Obrigações do editor

Arte. 1.1 Neutralidade

O conteúdo intelectual dos manuscritos submetidos é avaliado, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, idade, deficiência, religião, etnia, filosofia política dos autores.

Arte. 1.2 Confidencialidade

Todos os manuscritos devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados a ninguém sem a permissão do editor. Gerentes e equipe editorial não devem divulgar informações sobre o manuscrito submetido a ninguém, exceto o autor, os revisores e os revisores em potencial.

Arte. 1.3 Divulgação de informações e conflitos de interesse

Dados não publicados contidos no manuscrito submetido não devem ser utilizados por editores ou revisores em suas próprias pesquisas sem o consentimento explícito do autor.

Arte. 1.4 Decisão de publicação

O editor de Comunicação e Organização decide a publicação dos artigos submetidos. O editor é orientado pela política do Comitê Editorial da Diversitas Journal / Eduneal, levando em consideração as obrigações legais relacionadas a difamação, direitos autorais e plágio. O editor pode compartilhar a decisão com outros membros do Conselho Editorial ou com revisores. No caso de recurso da decisão do Comitê de Leitura, o editor poderá solicitar dois novos revisores.

  • Obrigações dos revisores

Arte. 2.1 Decisões editoriais

Os revisores ajudam a equipe editorial a tomar decisões e também podem ajudar o autor a melhorar a qualidade do manuscrito.

Arte. 2.2 Atrasos e prazos

Quando um revisor convidado não se sente competente o suficiente para avaliar a pesquisa apresentada no manuscrito, ou se não conseguir fornecer seu relatório a tempo, deve informar o editor sem demora, a fim de lhe dar tempo para entrar em contato com outros revisores.

Arte. 2.3 Padrões de objetividade, civilidade e respeito

Os relatórios devem ser objetivos. Comentários e críticas pessoais direcionados ao autor ou comentários prejudiciais direcionados ao conteúdo do texto não são elegíveis. A opinião do revisor deve ser clara, bem fundamentada e respeitosa com o autor.

Arte. 2.4 Indicação de fontes

O revisor deve identificar as publicações apropriadas, não citadas pelo autor. Qualquer indicação desse tipo deve ser acompanhada de um comentário apropriado. O revisor deve chamar a atenção do editor para qualquer semelhança, qualquer sobreposição entre o manuscrito e os dados publicados anteriormente.

Arte. 2.5 Divulgação de informações e conflitos de interesse

As informações e idéias obtidas por repetição anônima são confidenciais e não devem ser usadas para o benefício pessoal do revisor. Os revisores não devem aceitar a revisão de manuscritos onde isso possa resultar em um conflito de interesses decorrente de relações competitivas, colaborativas ou outras com os autores.

  • Obrigações dos autores

Arte. 3.1 Validade da informação

As informações contidas nos manuscritos enviados para publicação devem apresentar os resultados da pesquisa dos autores, bem como uma discussão objetiva desses resultados e sua importância. Os dados subjacentes devem ser apresentados corretamente. Informações fraudulentas e conscientemente imprecisas são consideradas antiéticas e inaceitáveis.

A identificação de pesquisas realizadas por outros sempre deve ser dada. Os autores devem citar as publicações que influenciaram o estudo em questão.

Arte. 3.2 Originalidade e plágio

Os autores devem garantir que eles escreveram um estudo completamente original e, se eles usaram livros ou declarações de outras pessoas, devem ser citados corretamente.

Arte. 3.3 Várias publicações

Um autor não deve enviar manuscritos representando o mesmo estudo para mais de uma revista (ou livro). Enviar o mesmo manuscrito em mais de um periódico é antiético e inaceitável.

A revista Communication & Organization aceita artigos originalmente publicados em outros idiomas que não o francês. Nesses casos, os autores devem fornecer a referência da primeira publicação e estar livres dos direitos autorais do editor original.

Arte. 3.4  Paternidade do manuscrito

Apenas autores que contribuíram significativamente para o estudo em questão são considerados autores. Todos aqueles que contribuíram para o estudo devem estar presentes na lista de autores. Se outras pessoas estiveram envolvidas em alguns aspectos do projeto de pesquisa, elas devem ser mencionadas nos agradecimentos. O autor principal deve garantir que todos os co-autores e apenas eles estejam incluídos na lista de autores do manuscrito, que os co-autores tenham visto e aprovado a versão final do manuscrito e que concordaram em enviar o manuscrito .

Arte. 3.5 Divulgação de informações e conflitos de interesse

Todos os autores devem indicar, como resultado de sua apresentação biográfica, quaisquer conflitos de interesse que possam afetar sua publicação proposta. O financiamento de projetos de pesquisa que tornaram possível o estudo deve ser indicado.

Arte. 3.6 Erros na publicação

Se o autor descobrir um erro importante ou uma imprecisão em sua publicação, sua obrigação é informar rapidamente o editor e considerar, de acordo com o responsável, a retirada do artigo ou a publicação das informações sobre o erro.