Auxílio ao trabalho docente a partir de instrumentos pedagógicos manuais

  • Tiágo Gomes dos Santos Universidade Estadual de Alagoas

Resumo

Como forma de tornar as aulas de Geografia mais atrativas, os docentes buscam auxílio no uso de recursos tecnológicos e pedagógicos como mapas, globos, planetários, entre outros. Apesar de motivadores, quando utilizados de forma constante e padronizados, acarretam um quadro de exaustão e desmotivação dos alunos por serem repetitivos, além do que, nem todas as escolas fornecem a disponibilidade desses recursos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca da elaboração de instrumentos pedagógicos manuais no ensino da Geografia, como forma de deixar as aulas mais dinâmicas e variadas. A metodologia baseia-se na elaboração de materiais didáticos auxiliares para aulas de Geografia, observação in loco em turmas de oitavo e sétimo ano do ensino fundamental na cidade de Coité do Nóia/AL e revisão bibliográfica nas obras de CALADO (2012), BATISTA e CONCEIÇÃO (2012). A elaboração desses instrumentos, como maquetes, figuras e jornais, permitiu ao professor trabalhar com um recurso mais específico no tema referente à aula ministrada, sem a necessidade do constante uso de equipamentos tecnológicos, tais como datashow e televisão. Esses recursos podem ser utilizados ainda como modelo para a produção dos mesmos instrumentos pelos alunos, assim, possibilitando uma melhor fixação do conteúdo trabalhado. A elaboração de instrumentos pedagógicos tornou as aulas de Geografia mais dinâmicas, onde os alunos são mais participativos, em função da menor repetição dos recursos utilizados em sala de aula.

Referências

CALADO, Flaviana Moreira. O ensino de geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p.12-20, jan. / jun. 2012. p.13-20.

BATISTA, Ranielly Gonçalo. Et al. A importância do uso dos novos recursos didáticos nas aulas de Geografia. Disponível em: . Acesso em 05/01/2014.

CONCEIÇÃO, Fabiana Alves da. et.al. Utilização de Recursos Didáticos nas Aulas de Geografia na Escola Municipal Antônio Rodrigues Bayma em Caxias-MA. In: Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação. Palmas, 2012.

Publicado
2015-04-30
Seção
EDUCAÇÃO E ENSINO