A INVISIBILIDADE DA HISTÓRIA DE REPRESSÃO E LUTA DOS NEGROS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES
Resumo
Este estudo prima por possibilitar a reflexão e discussão acerca das práticas
pedagógicas que emergem através de currículos escolares que não contemplam o
multiculturalismo existente na escola, deixando de proporcionar momentos significativos
que permitam aos educandos tomarem conhecimento da História dos afrodescendentes ao
longo dos anos, neste caso nos referimos mais propriamente a eventos históricos de
coerção, luta e resistência dos mesmos. A pesquisa é voltada a estudos documentais e
bibliográficos acerca da temática vislumbrada nesta análise de teor reflexivo e formativo. Ao
partirmos do que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais de Pluralidade Cultural e
do que estabelece a Lei 10.639 de 2003, fica notório a necessidade e obrigação dos espaços
escolares de trabalharem em suas salas de aulas a significativa história do povo negro.
Vemos por necessário resgatar fatos que marcaram a vida do povo africano no Brasil, estes
intimamente ligados à repressão de suas manifestações culturais, e nada melhor que a
escola para incorporarem em seus currículos, visto que as políticas educacionais neste
sentido já trazem a obrigatoriedade. Entretanto o que tem sido valorizado na escola é o
capital cultural dominante e a valorização do monoculturalismo no espaço escolar. Diante do
exposto será de suma importância à discussão elencada neste escrito acerca da temática
étnico-racial, que incidirá na ressignificação de posturas docentes que atualmente ainda
tem visto os discentes de maneira homogeneizada não valorizando a sua identidade história
e sócio-cultural.
Referências
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetro Curricular de Pluralidade Cultural,
Orientação Sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Lei n.º10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que
estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de
Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>Acesso em: 01 jul. 2014.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996,
modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática
“História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>Acesso em: 30 set. 2014.
COSTA, Rita de Cássia Fernandes. Relações Raciais e Educação: Um estudo sobre o Processo de
Construção da Identidade Étnico-Racial de Estudantes Afro-Descendentes. In:______ PINTO, Anamelea
de Campos, BARRETTO, Elvira Simões (Org.). Gênero e Diversidade na Escola: Múltiplos Olhares de
uma Experiência Alagoana. Maceió: EDUFAL, 2011, p. 235-250.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios,
políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) / Associação
Nacional de Política e Administração da Educação. Porto Alegre: ANPAE, 2011, n.1, V.27, p.109-120.
GOMES, Nilma Lino. Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo
sem Fronteiras, v.12, n.1, p. 98-109, Jan/Abr 2012.
ANAIS DO IV ENCONTRO CIENTÍFICO CULTURAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
REALIZADO ENTRE 25 A 29 DE NOVEMBRO DE 2014 EM SANTANA DO IPANEMA/AL
ISSN 2316-8021
CASCINO, Fábio. A Questão Ambiental e a Emergência de um Campo de Ação Político pedagógica. In:
LOUREIRO, Carlos F. B; LAYRARGUES, Philippe P.; CASTRO, Ronaldo Souza de. (Orga.). Sociedade e
Meio Ambiente: a educação ambiental em debate. 5. Ed. - São Paulo: Cortez, 2008.
COIMBRA, José de Ávila Aguiar. O outro lado do meio ambiente. São Paulo: CETESB. 1985. 204p.
GADOTTI,Moacir. PedagogiadaTerra.SãoPaulo:(SérieBrasilCidadão),Petrópolis, 2000.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des) caminhos do meio ambiente. 2. ed. São Paulo: Contexto,
148p.
REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. 5. ed. São Paulo: Cortez,2002. 87p.
SOFFIATI, Arthur. Fundamentos filosóficos e históricos para o exercício da eco cidadania e da eco
educação. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO,
Ronaldo Souza de (Orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez.
Cap.2, p.23-67.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meioambiente. Tradução Lívia
de Oliveira. São Paulo: Difel, 1980,288p.
Referências
MARTINS, Carlos. A violência como pano de fundo na relação entre o estado brasileiro e a população
negra: um breve olhar sobre a História. Revista LEVS/UNESP-Marília, n.9, 2012. Disponível
em:<http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/levs/article/viewFile/2286/188> Acesso em: 01
jul. 2014.
LOPES, José de Souza; SANTOS, Lucíola Licínio de C. P. Globalização, multiculturalismo e currículo.
In:_______ MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (Org.). Currículo: Questões atuais. Campinas, SP: