A INVISIBILIDADE DA HISTÓRIA DE REPRESSÃO E LUTA DOS NEGROS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES

  • Juliana Elias da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Tamires Luana da Silva
  • Tamires Luana da Silva
  • Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da Silva
  • Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da Silva
  • Anevertton Lima de Souza
  • Anevertton Lima de Souza

Resumo

Este estudo prima por possibilitar a reflexão e discussão acerca das práticas
pedagógicas que emergem através de currículos escolares que não contemplam o
multiculturalismo existente na escola, deixando de proporcionar momentos significativos
que permitam aos educandos tomarem conhecimento da História dos afrodescendentes ao
longo dos anos, neste caso nos referimos mais propriamente a eventos históricos de
coerção, luta e resistência dos mesmos. A pesquisa é voltada a estudos documentais e
bibliográficos acerca da temática vislumbrada nesta análise de teor reflexivo e formativo. Ao
partirmos do que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais de Pluralidade Cultural e
do que estabelece a Lei 10.639 de 2003, fica notório a necessidade e obrigação dos espaços
escolares de trabalharem em suas salas de aulas a significativa história do povo negro.
Vemos por necessário resgatar fatos que marcaram a vida do povo africano no Brasil, estes
intimamente ligados à repressão de suas manifestações culturais, e nada melhor que a
escola para incorporarem em seus currículos, visto que as políticas educacionais neste
sentido já trazem a obrigatoriedade. Entretanto o que tem sido valorizado na escola é o
capital cultural dominante e a valorização do monoculturalismo no espaço escolar. Diante do
exposto será de suma importância à discussão elencada neste escrito acerca da temática
étnico-racial, que incidirá na ressignificação de posturas docentes que atualmente ainda
tem visto os discentes de maneira homogeneizada não valorizando a sua identidade história
e sócio-cultural.

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estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de

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modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da

educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática

“História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>Acesso em: 30 set. 2014.

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Publicado
2015-04-21
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS