EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MIDIÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE

  • Adriana Maria Adrião dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS http://orcid.org/0000-0002-1046-244X
  • Edivânia Ferreira dos Santos Lira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
  • Edivânia Ferreira dos Santos Lira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
  • Miguel Ângelo da Silva Colaço UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
  • Miguel Ângelo da Silva Colaço UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Resumo

Resumo: Hoje se faz necessário que a escola se preocupe com o meio ambiente, e trabalhe questões envolvendo situações reais de contextualização e significação dos conteúdos através de metodologias que permitam a associação da importância dos estudos abordando a sustentabilidade contextualizada com as concepções dos alunos do campo. Além disso, tem ocorrido uma articulação dentro da própria comunidade escolar, incluindo atitudes e valores autônomos e independentes, voltados para a abertura da consciência sobre questões relativas à conservação do meio ambiente. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de ações sustentáveis na Escola Professor Luiz Alberto de Melo localizada no povoado Pau D’arco no município de Arapiraca, Alagoas. O objetivo deste trabalho foi promover a articulação de habilidades e competências para o desenvolvimento de ações sustentáveis e coerentes com a realidade local, com objetivo de minimizar os impactos causados pela desinformação, pobreza, fome e marginalidade. Foram utilizados recursos midiáticos para auxiliar o processo de construção de novas concepções para promover a ocupação dos espaços ociosos da escola e as ações para a implantação dos subsistemas integrados, a saber: vermi-compostagem, e reciclagem. O enfoque agroecológico foi adotado por que mais do que simplesmente tratar sobre o manejo ecologicamente responsável dos recursos, constitui-se em um campo do conhecimento científico que, partindo de um enfoque holístico e de abordagem sistêmica, pretende contribuir para redirecionar o curso alterado da coevolução social e ecológica. A agroecologia nas suas múltiplas inter-relações e mútua influência integra e articula os conhecimentos e saberes relativo a diferentes disciplinas.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Agroecologia, Educação do campo.

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Publicado
2015-04-21
Seção
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