A falta de empatia no ensino de Matemática: um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação
Resumo
Este artigo busca permear a constatação da falta de empatia que nossos docentes e formandos do Curso de Pedagogia ou do Curso Normal possuem com a Matemática, e, consequentemente, com o “fazer” o seu ensino. A proposta do trabalho tem o intuito de desmistificar que o ensino e aprendizagem da Matemática é um fator complicado ou difícil para muitos, mas pode ser significativo e prazeroso se empregado com laços de identificação como que se está fazendo. Neste contexto, o trabalho se baseia em linhas teóricas e práticas, por meio de pesquisas em campo, a fim de investigar a real empatia com a Matemática de nossos docentes, assim como as concepções que os alunos-professores em formação têm de suas práticas pedagógicas no empreender o ensino-aprendizagem desta área de estudo e a importância das consequências que esta falta de identificação com a área traz ao processo de ensino desta disciplina tão importante na formação do aluno e na sua relação com outras áreas de estudo.
Referências
BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.