A falta de empatia no ensino de Matemática: um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação

  • Allan Gomes dos Santos Universidade Aberta do Brasil - UAB/IFAL Secretaria de Educação de Alagoas -SEDUC-15ªCRE - Instituto de Educação

Resumo

Este artigo busca permear a constatação da falta de empatia que nossos docentes e formandos do Curso de Pedagogia ou do Curso Normal possuem com a Matemática, e, consequentemente, com o “fazer” o seu ensino. A proposta do trabalho tem o intuito de desmistificar que o ensino e aprendizagem da Matemática é um fator complicado ou difícil para muitos, mas pode ser significativo e prazeroso se empregado com laços de identificação como que se está fazendo. Neste contexto, o trabalho se baseia em linhas teóricas e práticas, por meio de pesquisas em campo, a fim de investigar a real empatia com a Matemática de nossos docentes, assim como as concepções que os alunos-professores em formação têm de suas práticas pedagógicas no empreender o ensino-aprendizagem desta área de estudo e a importância das consequências que esta falta de identificação com a área traz ao processo de ensino desta disciplina tão importante na formação do aluno e na sua relação com outras áreas de estudo.

Biografia do Autor

Allan Gomes dos Santos, Universidade Aberta do Brasil - UAB/IFAL Secretaria de Educação de Alagoas -SEDUC-15ªCRE - Instituto de Educação

Tenho formação superior em Matemática (UNIR) e Pedagogia (UNIR), Especializações em Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Pós-Graduação (Mestrado) em Modelagem Computacional (UFAL) Área pesquisa: Educação Matemática/Formação de Professores/Educação. Sou professor de Matemática/Estatítica no Ensino Médio e Superior. Professor do Estado de Alagoas no Curso Normal (Instituto de Educação) CEPA/15ªCRE. Professor da UNEAL no Programa PROLIND - Campus III/ Programa PROESP. Professor/Tutor a Distância da Disciplina Matemática para Administradores do IFAL/ UAB/CAPES. Professor Auxiliar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.

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Referências

BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

Publicado
2015-04-04
Seção
EDUCAÇÃO E ENSINO