UMA ABORDAGEM SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE NO MUNICÍPIO DE MAJOR IZIDORO-AL

  • Edenilda Ferreira da Silva Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0001-7347-0589
  • Mirian Militão Raimundo Universidade Estadual de Alagoas
  • Larisse Militão Raimundo Pereira Universidade Estadual de Alagoas
  • Lincolemberg Canuto Lima Araújo Universidade Estadual de Alagoas
  • Nely Targino do Valle Cerqueira Universidade Estadual de Alagoas

Resumo

O consumo consciente é uma das principais formas de responsabilidade do ser humano com o meio ambiente. Trata-se de uma questão de cidadania, na qual as pessoas passam a ter consciência do que realmente precisam na hora de realizar suas compras, ou seja, definem quais produtos são verdadeiramente indispensáveis no momento da aquisição, uma vez que adquirir produtos desnecessários contribui para uma grande produção de resíduos sólidos ocasionando sérios danos ao planeta. O objetivo do trabalho foi analisar em que padrão de vida os entrevistados se encaixam na sociedade: consumidor ou consumista e se os mesmos têm conhecimento dos impactos provocados pelo consumo de produtos prescindíveis. A pesquisa foi realizada com cento e cinquenta pessoas. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário, com questões abertas e fechadas. Entretanto a sustentabilidade é uma das principais formas de reduzir o lixo gerado a partir do consumo, já que comprar requer muitas vezes descarte de outros produtos, de forma a transformar materiais não utilizados em produtos recicláveis. Dos resultados obtidos a maioria dos entrevistados afirma terem consciência dos danos que a natureza sofre com o consumismo exagerado, no entanto 70% se consideram consumistas e apenas 30% se consideram consumidores. Contudo é necessário que exista mais comprometimento da sociedade com o ambiente em que estamos inseridos, pois é desse espaço que as gerações futuras também vão precisar dispor.

Biografia do Autor

Edenilda Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Alagoas
Universidade Estadual de Alagoas/ Depto. de Ciências Biológicas
Mirian Militão Raimundo, Universidade Estadual de Alagoas

Universidade Estadual de Alagoas/ Depto. de Ciências Biológicas

Larisse Militão Raimundo Pereira, Universidade Estadual de Alagoas

Universidade Estadual de Alagoas/ Depto. de Química

Lincolemberg Canuto Lima Araújo, Universidade Estadual de Alagoas

Universidade Estadual de Alagoas/ Depto. de Ciências Biológicas

Nely Targino do Valle Cerqueira, Universidade Estadual de Alagoas

Universidade Estadual de Alagoas/ Depto. de Química

Referências

CORTEZ, A.T.C., ORTIGOZA, S.A. G., orgs. Da produção ao consumo: impactos socioambientais no espaço urbano [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 146 p. ISBN 978-85-7983-007-5. Available from SciELO Books. Disponível em:<http://static.scielo.org/scielobooks/n9brm/pdf/ortigoza-9788579830075.pdf >. Acesso em: 28 de out.de 2014.

LOPES L. Os números da reciclagem no Brasil, 2012. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/o-caminho-do-lixo/noticia/2012/01/os-numeros-dareciclagem-no-brasil.html>. Acesso em: 28 de out. de 2014.

MANCEBO, D. et al. Consumo e subjetividade: trajetórias teóricas. Estud. psicol. (Natal), 2002, vol.7, n.2, ISSN 1413-294X. Disponível em: <http://dx.doi.org/10. 1590/S1413-294X2002000200013>. Acesso em: 27 de out. 2014.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE (PNUMA). Tradução de "além do ano

: a transição para um consumo sustentável" e elementos para políticas em direção a um consumo

sustentável elementos para políticas em direção a um consumo sustentável. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, 1998. Disponível em: <http://www.ceadu.org.uy/documentos/Consumo_Sustentavel_portugues.pdf>. Acesso em: 28 de out.

de 2014.

Publicado
2015-04-04
Seção
CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE