A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SALA DE AULA

  • Elizabete Cristina Araújo Silva Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca
  • Luzia Ferreira da Cruz Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca
  • Luzia Ferreira da Cruz Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca
  • Pedriane de Brito Silva Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca
  • Pedriane de Brito Silva Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca
  • Solma Lucia Souto Maior de Araújo Baltar Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca
  • Solma Lucia Souto Maior de Araújo Baltar Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca

Resumo

A relação professor-aluno é fundamental para todo processo de ensinoaprendizagem
e seu sucesso está diretamente relacionado com as habilidades de ensino que
o professor utiliza para ministrar suas aulas. Assim, este relato de experiência teve como
objetivo investigar a prática docente das professoras de Ciências e analisar como ocorre a
relação professor-aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi
realizada no período letivo de 18/06/2013 à29/10/2013 e 12/11/2013 à25/03/2014 durante as
disciplinas de Estágio Supervisionado I e II, respectivamente, em uma escola estadual do
município de Arapiraca-AL através do método observacional e das metodologias de ensino
que as professoras utilizavam em sala de aula. Foi possível constatar que as professoras
diferem no seu modo de interagir com seus alunos, pois uma apresenta uma metodologia de
ensino inovadora enquanto a outra uma metodologia de ensino tradicional. Contudo,
constatou-se que os alunos interagem melhor com o professor quando o mesmo utiliza
metodologias dinâmicas e o proporciona espaço para expor suas ideias em relação aos
conteúdos abordados.

Referências

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Publicado
2015-04-04
Seção
EDUCAÇÃO E ENSINO