FILMES INFANTIS: ENSINANDO FENÔMENOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Liliane Oliveira de Brito Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Resumo

Os filmes infantis encantam e prendem a atenção das crianças. De tal modo, o
presente estudo objetiva discutir o papel que os filmes infantis exercem na aprendizagem de
fenômenos físicos, químicos e biológicos nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para
tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica sob a abordagem qualitativa, bem como
planejamos uma sequência didática nos aportes das cenas do filme “O Espanta Tubarões”.
Nessa perspectiva, os textos de Carvalho (2011), Demétrio e Delizoicov (2000) e Sasseron
(2013) se constituíram como nossos referenciais teóricos. Os resultados da presente
investigação mostraram que recursos audiovisuais possuem mecanismos que se adéquam a
imaginação das crianças, se constituindo como materiais pedagógicos que potencializam a
aprendizagem de fenômenos físicos, químicos e biológicos de forma interdisciplinar. Pelo
fato dos vídeos apresentarem imagens com várias dimensões, por desenvolver um ver
entrecortado pelas relações espaciais, por trabalhar movimentos e cores reais impulsionam
o raciocínio para o funcionamento real do objeto em estudo. Essa visualização é importante
para aprendizagem, pois as crianças para aprender certos conceitos precisam construir a
imagem mental dos processos envolvidos nesse objeto. Assim, tendo em vista que Carneiro
(2002) afirma que o vídeo possui as seguintes funções: função de informação, função de
motivação e função de ilustração passamos a afirmar que os filmes infantis se constituem
como excelentes recursos pedagógicos para ensinar fenômenos físicos, químicos e
biológicos nos primeiros anos do Ensino Fundamental, pois existe uma atividade cerebral
intensa no ato de ver e de escutar.

Referências

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Publicado
2015-04-04
Seção
EDUCAÇÃO E ENSINO