O Desenvolvimento de Escalas Numérica no Ensino Médio: Práticas vivenciadas na Escola EPIAL – Arapiraca - Al

  • John Igor Bezerra Vieira Universidade Estdaul de Alagoas - UNEAL Campus I
  • John Igor Bezerra Vieira Universidade Estdaul de Alagoas - UNEAL Campus I

Resumo

A alfabetização cartográfica abrange diversas áreas da cognição do aluno entre elas o desenvolvimento da habilidade lógico – matemática, que é usada na Geografia para estabelecer a relação entre o tamanho real do fenômeno na superfície da Terra e sua representação no mapa. O presente trabalhotem como objetivo mostrar de forma clara que é possível fazer medições de espaços reais e transferir para o papel com a maior facilidade, sempre respeitando o nível de conhecimento do aluno. Com a utilização de trenas, papel quadriculado e lápis nº02, o desenvolvimento, a aprendizagem e a transformação de espaços reais em espaços transcritos em forma de mapa/plantas perfeitamente calculados pelos alunos do ensino médio com o auxílio e as aulas teóricas ministradas pelos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual de Alagoas, além de leituras referente ao assunto e a concessãodo professor regente. É comprovado que ao iniciar o ensino médio os alunos onde foi constatado que os estudantes desconhecem ou nunca praticaram tal atividade e que de forma dinâmica e objetiva é possível compreender e realizar procedimentos desse tipo que vai além dos muros da escola.

Referências

ANTUNES, Celso. Como identificar em você e em seus alunos as inteligências múltiplas. Petrópolis – RJ: Vozes. 2001.

_____________. A sala de aula de geografia e história: inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia-a-dia. Campinas – SP: Papirus. 2001

BRASIL.Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia / Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília: MEC/ SEF, 1998.

CALLAI, Helena Copeti. Aprender a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Campinas – SP: Caderno Cedes, 2005.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; COSTELLA; RoselaneZordan. Brincas e Cartografar com os diferentes mundos geográficos: A alfabetização espacial. Porto Alegre – RS: EDIPUCRS. 2006.

GUIRINO, Luiza Angélica. Geografia: a dinâmica do espaço geográfico – Livro didático 1º ano do ensino médio. Curitiba – PR. Positivo. 2013.

PMA. Lei nº. 2.470, de 22 de dezembro de 2006. Dispõe sobre as alterações dos perímetros da zona urbana do município de Arapiraca e seus bairros, definindo-os e nomeando-os e adota providências correlatas. Disponível em: <http://news.arapiraca.al.gov.br/noticias/downloads/downloads/dw15/lei-n.-2.470.06-redefine-se-o-perimetro-urbano-da-sede-do-municipio-de-arapiraca.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2012.

Publicado
2015-04-04
Seção
EDUCAÇÃO E ENSINO