A MONITORIA NA DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO: ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA NO CURSO GEOGRAFIA LICENCIATURA EAD UAB/UFAL

  • Michelle Emanuelle Silva UFAL/UAB
  • Ricardo Santos de Almeida UNEAL UFAL/UAB

Resumo

Resumo: A prática da pesquisa acadêmica requer uma análise sistemática da área de estudo – Geografia para compreendermos o objeto da ciência estudada, o espaço geográfico. A monitoria no ensino superior é essencial para o desenvolvimento acadêmico do futuro docente. É a partir dela que o monitor tem seu primeiro contato com a sala de aula na prática, porém, sem ministrar aulas.  Pretende-se estudar e compreender as práticas ocorridas na monitoria da disciplina Organização do Trabalho Acadêmico destacando-se o modo como foi conduzida pelo docente a subdividindo em unidades específicas, dentre as quais se frisam: Professor também pesquisa: Aprender e apreender sobre o Espaço Geográfico ao qual estamos inseridos; Ler, Interpretar e Analisar: Compreender o papel e a importância da Pesquisa; Roteiro de Pesquisa: Que caminho seguir? Neste sentido, pretende-se analisar como a prática da pesquisa acadêmica age como a força motriz para a elaboração de trabalhos acadêmicos embora existam espaços de discussões específicos para o desenvolvimento e elaboração de trabalhos acadêmicos. Analisou-se também o fator motivação para que os graduandos interessem-se pela realização das pesquisas não as realizando de modo acadêmico apenas como preparação para o trabalho final de conclusão de curso. Podemos afirmar que a partir desta disciplina os futuros docentes compreenderam a importância da disciplina Organização do Trabalho Acadêmico para seu desenvolvimento em toda a vida acadêmica e também aprenderam como as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) funcionam e como transformam a aparência de um trabalho destacando aspectos teóricos, metodológicos para o leitor do trabalho.

 

Palavras-chave: Monitoria no ensino superior. Práxis. Geografia.

           

 

Abstract: The practice of academic research requires a systematic analysis of the study area - geography to understand the object of science studied, the geographic space. Monitoring in higher education is essential to the academic development of future teacher. It is from this that the monitor has its first contact with the classroom in practice, but without classroom lectures. It is intended to study and understand the practices occurring in monitoring the course of the Academic Labor Organization highlighting how the teaching was conducted by subdividing into specific units, among which we emphasize: Teacher also search: Learning and seize on the Geographic Space which we operate; Read, Interpret and Analyze: Understand the role and importance of research; Research Roadmap: Which way to go? In this sense, we intend to examine how the practice of academic research acts as the driving force for the development of academic works although there are specific to the development and preparation of academic work spaces for discussions. We also analyzed the motivation factor for undergraduates interested is by conducting surveys do not performing academically so only as preparation for the final completion of course work. We can say that from this discipline future teachers understand the importance of discipline Academic Labor Organization for its development throughout the academic life and also learned how the rules of the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT) work and how transform the appearance of a job highlighting theoretical, methodological work for the reader aspects.

 

Keywords: Monitoring in higher education. Praxis. Geography.

Biografia do Autor

Michelle Emanuelle Silva, UFAL/UAB
Estudante do curso Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas; Cidade: Maceió/ AL; michelletoledo1704@hotmail.com.
Ricardo Santos de Almeida, UNEAL UFAL/UAB
Mestrando Geografia na Universidade Federal de Sergipe, Professor-Pesquisador II no curso Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Professor Contratado da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Pesquisador do NUAGRÁRIO-IGDEMA-UFAL), Maceió, Alagoas; ricardosantosal@gmail.com.

Referências

ALMEIDA, Ricardo Santos. Organização do Trabalho Acadêmico. Disponível em:<http://graduacao.ead.ufal.br/pluginfile.php/14004/mod_resource/content/1/OTA.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2014.

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010. 158 p.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa. 12. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011. 107 p.

MAIA, Rosane Tolentino. A importância da disciplina de metodologia científica no desenvolvimento de produções acadêmicas de qualidade no nível superior. Disponível em: <http://www.urutagua.uem.br/014/14maia.PDF>. Acesso em: 28 de jun. 2014.

BLOG ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO. Disponível em: <http://organizacaodotrabalhoacademico.blogspot.com.br/2012/03/ola-queridos-visando-o-uso-das.html>. Acesso em: 25 de jun. 2014.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 334 p.

Publicado
2015-04-04
Seção
EDUCAÇÃO E ENSINO