A Família como tema interdisciplinar no Ensino Fundamental.

  • Débora Araújo do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Resumo

Apesar da legislação educacional prever a importância da articulação entre família e escola, no cotidiano escolar é notável a necessidade de ações que permitam a integração da família. Foi por conhecer esta realidade que iniciou-se na Escola Municipal de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, o projeto “Família: Laços e diversidade” para a organização das ações do PIBID – Subprojeto Pedagogia 2014. O projeto visa à valorização de laços afetivos na organização das aprendizagens, bem como a possibilidade de englobar alguns dos temas transversais do Ensino Fundamental, dispostos nos PCNs: ética, meio ambiente, pluralidade cultural e orientação sexual.Dessa forma, considerando o tema central, estão sendo desenvolvidas estratégias potencializadoras e promotoras de aprendizagens significativas e inovadoras nas áreas de ensino da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes,em duas turmas de 2° ano do Ensino Fundamental. As intervenções propostas ao permitir interações qualitativas entre professores, estudantes e pibidianos contribuem para o fortalecimento do espaço-tempo de sala de aula como contexto de desenvolvimento humano, uma vez que, considerando as especificidades de cada disciplina do currículo, visam à contextualização dos conteúdos escolares, partindo da realidade cultural, social e afetiva dos estudantes.Nesse sentido, o tema da família concentra o planejamento das ações de ensino, sendo abordado nas suas dimensões subjetiva e histórica, permitindo um diálogo comum na apropriação dos conteúdos escolares. Utilizamos o referencial da Psicologia Histórico Cultural para compreender as possibilidades e olhares acerca da família na atualidade e, no limite, contribuir com a transformação das relações entre família e escola.

Palavras-chave: Afetividade, Diversidade, Educação.

Referências

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, vol 1, 1997. 126p.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br

Acesso em: 14 Ago 2014.

BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2002.

SAWAIA, Bader Burihan. Introduzindo a afetividade na reflexão sobre estética, imaginação e constituição do sujeito. In: DA ROSS, Zanatta Silvia; MAHEIRIE, Kátia; ZANELLA, Andréa. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2006.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Brasília, DF, 1996.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br

Acesso em: 14 Ago 2014.

MARTINS, Lígia Márcia. Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico-Crítica. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, nº 52, p. 286-300, set 2013.

Publicado
2015-04-04
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS