ESTRATÉGIA PARA REDUZIR O PRECONCEITO: O TRABALHO COM A DIVERSIDADE DOS SUJEITOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE RECURSOS MIDIÁTICOS

  • Ariane de Almeida Pontes UFAL/UAB
  • Ricardo Santos de Almeida UNEAL UFAL/UAB
  • Cirlene Jeane Santos e Santos UFAL/UAB

Resumo

Resumo: O referido trabalho é fruto da monografia Repensando o ensino de Geografia:
diversidade e cotidiano. Traz consigo elementos didático-pedagógicos que nos permite
refletir sobre o currículo escolar resultante da investigação acerca da realidade do ensino
de Geografia, diversidade e o cotidiano dos sujeitos, realizada nas turmas do 9º ano de 22
escolas da rede pública estadual, distribuídas em 8 regiões administrativas de Maceió/AL.
Tendo como objetivo principal investigar até que ponto o ensino de Geografia vem
considerando a diversidade e o cotidiano dos sujeitos. Através de pesquisas bibliográficas
que dão suporte teórico a investigação atrelada à aplicação de questionários com os alunos,
a tabulação e análise, foi possível diagnosticar o conceito dos discentes sobre a disciplina,
metodologias utilizadas pelos professores no processo de ensino geográfico no que tange ao
trabalho com a diversidade e o cotidiano. Contém propostas de como trabalhar a
diversidade nas aulas de Geografia no ensino fundamental II através de recursos midiáticos.
Os resultados da análise revelam a precisão de um ensino geográfico atrelado à promoção
do respeito às diversidades e de metodologias que supram essa necessidade vivenciada no
ensino de Geografia de escolas públicas.


Palavras-chave: Geografia, Diversidade dos Sujeitos, Direitos Humanos.


Abstract: That work is the fruit of the Research Project Teaching Geography and diversity of
the subject. Brings with elements didactic teaching that allows us to reflect on the
curriculum resulting from research about the reality of teaching geography, diversity and
people's everyday lives, held in class in 9th grade of 22 schools in the public state, divided
into eight administrative regions Maceió/AL. Aiming at investigating the extent to which the
teaching of Geography is considering the diversity and people's everyday lives. Through
literature searches supporting theoretical research linked to questionnaires with students,
tabulation and analysis, it was possible to diagnose the concept of students about the
discipline methods used by teachers in the teaching geography in relation to working with
diversity and everyday. Contains proposals for how to work the diversity in geography
lessons in school II through media resources. The analysis results show the accuracy of a
geographic education linked to the promotion of respect for diversity and methodologies
that meet this need experienced in the teaching of geography in public schools.


Keywords: Geography. Diversity of subjects. Teacher Training.

Biografia do Autor

Ariane de Almeida Pontes, UFAL/UAB

1)Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade, Graduada em Geografia Licenciatura pela
Universidade Federal de Alagoas [UFAL], esta vinculada ao Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais
[NUAGRARIO], e-mail arianepontes465@gmail.com

Ricardo Santos de Almeida, UNEAL UFAL/UAB

1)Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade, Graduada em Geografia Licenciatura pela
Universidade Federal de Alagoas [UFAL], esta vinculada ao Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais
[NUAGRARIO], e-mail arianepontes465@gmail.com

Cirlene Jeane Santos e Santos, UFAL/UAB

Professora Doutora da Universidade Federal de Alagoas
(UFAL), Pesquisadora do NUAGRÁRIO-IGDEMA-UFAL), Maceió, Alagoas; cirlene.ufal@gmail.com

Referências

GUARESCHI, Pedrinho A. Mídia, educação e cidadania. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

LEÃO, Vicente de Paula; Leão, Inês de Carvalho. Ensino de Geografias e Mídia: Linguagens e práticas

pedagógicas. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008.

SANTOS, Milton. Modo de produção técnico-científico e diferenciação espacial. Território. Rio de

Janeiro: UFRJ/Garamond. N. 6, 1999.

SILVA, Sidney Pessoa Madruga da. Discriminação Positiva. Brasília Jurídica, Brasília,2005.

BRANT. Leonardo. Dimensões e perspectivas da diversidade cultural no Brasil. In.: BRANT, L. (Orgs).

Diversidade cultural: globalização e culturas locais: dimensões, efeitos e perspectivas. São Paulo:

Escrituras, 2005.

MERCADO, Luis Paulo Lepoldo; NEVES, Yára Pereira de Costa e Silva. A escola como espaço dos

direitos humanos. In.: RIBEIRO E RIBEIRO.(Orgs). Educação em Direitos Humanos e Diversidade:

Diálogos Interdisciplinares.Maceió:Edufal,2012.

RIBEIRO, Getúlio. Falando de direitos: a subserviência da Organização das Nações Unidas. In.:

Educação em Direitos Humanos e Diversidade: Diálogos Interdisciplinares.Maceió:Edufal,2012.

Publicado
2015-04-04
Seção
EDUCAÇÃO E ENSINO