Pedagogia de rua enquanto emancipação crítica do sujeito: caracterização de um processo inovador de formação humana

  • Bruna Fernandes da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Bruna Fernandes da Silva Universidade Estadual de Alagoas

Resumo

Este trabalho parte de uma reflexão acerca da pedagogia de rua, o enfoque do
ensaio traz uma reflexão e um novo olhar diante do processo de formação humana. A
educação pautada aqui propõe a cada um a oportunidade de transformar todo o instante de
sua vida num instante de aprendizagem trazendo para a consciência a importância de uma
autonomia conquistada dentro do ambiente de vivência continua que é a rua, buscando a
emancipação do sujeito através da reflexão crítica da realidade. Nesse sentido a formação
humana, concepção construída na cultura ocidental, que sendo vista assim nos remete a
uma significação própria do homem, ou seja, a humanização do homem. Algo que não nasce
pronto, mas é definido no processo de formação. Formação essa que pode expressar vários
significados constituição de caráter, modo porque se constituiu uma mentalidade, conceber,
dispor-se em ordem, criar e instruir-se. A ideia de formação é aquela que alcança um modo
de constituir-se marcado por uma qualidade imprescindível, a emancipação do sujeito
autônomo. Então a pedagogia de rua é transformadora por dedica-se a formar uma
consciência crítica e ampla no sentido das discrepâncias sociais e faz-nos percebermos
nessa desigualdade conflitante social. O objetivo é a reflexão, sistematização e a critica no
processo educativo, desmistificando o paradigma da pedagogia centrada somente nos
espaços escolares não contendo uma reflexão do processo de formação humana e vivências
cotidianas, pois as experiências de vida estão intimamente ligadas ao pensar do sujeito,
construindo a fecundidade formativa e autorreflexão critica.
Palavras-chave: Autonomia do ser, consciência, reflexão.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 15 de maio de 2006. Diário Oficial da

União, Brasília, DF, 16 de maio de 2006, seção 1, p. 11.

PAIVA, Jacyara Silva de. Epistemologia social de rua. Gestão Contemporânea; Espírito Santo, v.2 n.1,

p. 34 – 46, Set. 2012.

OLIVEIRA, Walter F. de. Educação social de rua: bases históricas, políticas e pedagógicas. História,

Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 14, n.1, p.135-158, jan.-mar. 2007.

Publicado
2015-04-04
Seção
EDUCAÇÃO E ENSINO