O ESTUDO DO MEIO PARA A COMPREENSÃO DA GEODIVERSIDADE NA SERRA DO GOITI, EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL

  • Quitéria Maria de Oliveira Costa UFAL/UAB
  • Ricardo Santos de Almeida UNEAL UFAL/UAB

Resumo

Resumo: A Serra do Goiti, localizada em Palmeira dos Índios/AL, apresenta potencial para a
realização de roteiros turísticos educacionais com o intuito de estudar os aspectos inclusos
em sua geodiversidade local, como os aspectos geomorfológicos, paisagísticos e reflexões
sobre a relação sociedade-natureza. Neste sentido, compreende-se a importância de estudos
voltados a práticas didático-pedagógicas que extrapolem o ambiente infraestrutural da sala
de aula e possibilitem aos alunos discussões referentes ao estudo da paisagem vivida,
percebida e concebida. Este estudo, na prática consiste em analisar a geodiversidade e o
estudo do meio desenvolvidos na referida serra. Como percursos metodológicos destacam-se
a coleta de dados através de pesquisas bibliográficas e infográficas, trabalhos de campo e
aplicação de questionários semi-estruturados. Identifica-se a priori que as visitas realizadas
na Serra do Goiti têm como intuito a realização de atividades didático-pedagógicas onde
estudantes e professores de diversas áreas do conhecimento, em caráter interdisciplinar
buscam compreender e analisá-la. Um dos principais motivadores da visitação à íngreme
serra é, sem dúvida, o monumento do Cristo Redentor reproduzido a partir de intervenção
humana dando também a serra uma condição simbólica por meio dos aspectos culturais da
cidade retratados em obras literárias, como Caetés de Graciliano Ramos, bem como a
representação da Paixão de Cristo. A área desperta a curiosidade e o desejo de aprender,
conhecer e fazer novas descobertas correlacionando-se aspectos curriculares inclusos para
cada ano/turma escolar em Geografia.
Palavras-chave: Estudo do meio; Geodiversidade; Geografia.
Abstract: The Serra do Goiti located in Palmeira dos Índios/AL, has potential for the
realization of educational tourist itineraries in order to study the aspects included in your
local geodiversity as geomorphological, landscape aspects and reflections on societyrelationship
nature. In this sense, we understand the importance of studies to didactic and
pedagogical practices that go beyond the infrastructural environment of the classroom and
allow students discussions relating to the study of landscape lived, perceived and conceived.
This study, in practice consists in analyzing the geodiversity and the study of the
environment developed in that saw. As methodological pathways highlight the collection of
data through infographic and bibliographic research, field work and application of semistructured
questionnaires. Identifies a priori that the visits in Serra Goiti have the intention
of carrying out educational-learning activities where students and teachers from different
areas of knowledge, interdisciplinary attempt to understand and analyze it. One of the main
drivers of visitation to the steep hills is undoubtedly the Cristo Redentor monument
reproduced from human intervention also giving the saw a symbolic condition through the
cultural aspects of the city portrayed in literary works, as Caetés Graciliano Ramos, well as
the representation of the Passion of Christ. The area arouses curiosity and desire to learn,
meet and make new discoveries correlating curriculum aspects included for each
year/school class in Geography.
Keywords: Study of the medium; geodiversity; Geography.

Biografia do Autor

Quitéria Maria de Oliveira Costa, UFAL/UAB
Estudante do curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas; Palmeira dos Índios/AL;

Referências

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10 ed. São Paulo: Atlas,

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CASSETI, Valter. Geomorfologia. Disponível em: <http://www.funape.org.br/geomorfologia/>. Acesso

em: 08 jun. 2014.

CAVALCANTI, Lana de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 1998.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e

Terra, 2000.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. Ed. São Paulo: EDUSP,

Publicado
2015-04-04
Seção
EDUCAÇÃO E ENSINO