A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

  • José Aparecido Oliveira Lima Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O presente artigo trabalha a questão da formação do docente em Filosofia. Este artigo, tem como base de conhecimento as disciplinas de Estágio Supervisionado (1,2,3 e 4) e a experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Esses componentes curriculares e os programas de incentivo a docência, na graduação em Filosofia proporcionaram o uso de metodologias favoráveis para o ensino dessa disciplina nas escolas. Com isso, em comunhão desse conhecimento, houve uma problematização quanto à contribuição significativa que tanto o Estágio Supervisionado como, também, o PIBID podem oferecer ao graduando de Filosofia, em sua formação acadêmica. Como conseguir gerar no discente e futuro docente uma reflexão acerca da realidade que ele irá vivenciar futuramente, ajudando assim, a discernir sua vocação para docência? Esse foi o questionamento que serviu como ponto de partida para a escrita do desenvolvimento deste artigo. Contudo a ideia central era desenvolver um trabalho de filosofia, utilizando textos clássicos e recursos não-filosóficos para uma melhor aceitação e participação dos alunos de ensino médio. Todo o desenvolvimento da atividade teve como objetivo, ajudar na experiência de bolsistas do PIBID e estagiários discentes da disciplina de Estágios e futuro docentes. Portanto, este aprendizado serviu como experiência prática e teórica, que serão importantes para a formação contínua do futuro docente de Filosofia. Contudo, hoje é necessário perceber as mudanças que influenciam no ensinar e aprender, e assim é necessário buscar meios facilitadores para esta pratica, principalmente lidando com uma disciplina onde sua principal característica é a mais pura teoria. Diante disto, a importância do estágio supervisionado e do PIBID, reflete a necessidade de conhecer metodologias que sejam favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem para a disciplina de Filosofia.

Biografia do Autor

José Aparecido Oliveira Lima, Universidade Federal de Alagoas
Graduando do 8º período em Filosofia/UFAL
Publicado
2015-04-04
Seção
EDUCAÇÃO E ENSINO