A MÚSICA COMO MOTIVADORA DA APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA PELO PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA/UFAL

  • Kleane dos Santos Leão

Resumo

Neste trabalho pressupomos que o uso de músicas para o ensino das habilidades de leitura, escrita e compreensão textual pode ser um elemento motivador da aprendizagem. Este trabalho apresenta uma abordagem lúdica desenvolvida pelo grupo de pibidianas em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de tempo integral do município de Arapiraca-AL. São apresentados e analisados os dados referentes às intervenções realizadas dentro do Projeto Interdisciplinar intitulado Palavras e Canções. Nestas intervenções foram trabalhadas as músicas: “A casa” de Vinicius de Moraes, “Aquarela” de Toquinho e algumas cantigas de roda com o objetivo de possibilitar através de abordagem lúdica a leitura, a interpretação e a produção textual. O trabalho com músicas possibilitou também a discussão sobre os diferentes ritmos musicais existentes e a importância do ouvir. Neste sentido, foram confeccionados instrumentos musicais com materiais recicláveis, o que possibilitou maior envolvimento das crianças com o projeto. Os resultados revelaram que é importante e necessário que as intervenções lúdicas façam parte da rotina dos alunos e alunas, pois motiva a participação do corpo discente e a aprendizagem torna-se mais significativa. O uso de atividades com Música além de favorecer a prática de leitura, escrita e interpretação, desenvolve a sensibilidade dos alunos e alunas para a mensagem das músicas e a existência de diferentes ritmos musicais.

Referências

SOUSA, Wélia Leão de; PHILIPPSEN, Neusa Inês. Música: um recurso didático-metodológico para as

aulas de Língua Portuguesa. Revista de Letras Norte@mentos, v. 4, p. 202 - 217, 2009/2.

MARGON, Dayany Corti. Ludicidade: o valor da música, brinquedos e brincadeiras no processo de

alfabetização na educação infantil. Castelo Branco Científica - Ano II – nº 03 - janeiro/junho de 2013.

Publicado
2015-04-04
Seção
EDUCAÇÃO E ENSINO