Carência de aulas praticas realizadas em laboratório pelos professores de Biologia na Escola Estadual município de Quebrangulo-AL.

  • Edson Ferreira Barros Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL
  • Edson Ferreira Barros Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL

Resumo

Resumo: A Biologia tem desempenhado papel relevante no desenvolvimento científico e tecnológico. Sabe-se também que a Biologia, juntamente com outras ciências tem dado sua contribuição para o avançado estágio de progresso científico do mundo. Essa contribuição, no entanto, poderá ser facilmente vista e vivenciada na medida em que os professores de
Biologia busquem desenvolver em seus estudantes a curiosidade e mostrar a importância
das atividades experimentais e, consequentemente, os benefícios da prática para a aprendizagem de seus alunos. O problema a ser apresentado neste trabalho, é a carência de aulas práticas realizadas em laboratórios de Ciências e Biologia na Escola Estadual do município de Quebrangulo-AL. A pesquisa foi realizada nos meses de Abril e Maio de 2014.
Inicialmente foi feita uma pesquisa oral com os alunos para saber com qual frequência eles iriam ao laboratório de ciências, contatou-se que eles nunca foram ao laboratório naquele ano letivo em seguida foi elaborado um pequeno questionário para o professor de Ciências e Biologia e para a coordenadora de ensino, que inclusive é professora de Ciências. De acordo com a pesquisa a falta de recursos, de  experiência em laboratórios e de tempo constituem
os principais problemas apontados pelos professores. Portanto, para termos aulas práticas em laboratórios, primeiro é necessário uma boa formação dos licenciados e para isto o Estado precisa investir nas Universidades que formam a maioria desses profissionais como também nas suas Escolas Estaduais.

Referências

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Publicado
2015-04-04
Seção
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS