https://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/issue/feedCaminhando com o PROEJA2014-08-15T09:35:04-03:00Open Journal Systems<span>Caminhando com o PROEJA</span>https://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/article/view/115Folha de Rosto2014-08-15T09:28:40-03:00Portal de Publicações do IFAL Kentronrevista.educte@ifal.edu.br<span>Caminhando com o PROEJA:</span><br /><span>reflexões, desafios, atitudes</span><br /><br /><br /><span>Ministério da Educação</span><br /><span>Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica</span><br /><span>Instituto Federal de Alagoas</span><br /><span>Reitor</span><br /><span>Sérgio Teixeira Costa</span><br /><span>Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação</span><br /><span>Carlos Henrique Almeida Alves</span><br /><span>Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional</span><br /><span>José Carlos Pessoa</span><br /><span>Pró-Reitoria de Extensão</span><br /><span>Altemir João Secco</span><br /><span>Pró-Reitoria de Ensino</span><br /><span>Luiz Henrique de Gouvêa Lemos</span><br /><span>Pró Reitoria de Administração e Planejamento</span><br /><span>Wellington Spencer Peixoto</span><br /><span>Conselho Editorial</span><br /><span>Presidente</span><br /><span>Manoel Santos da Silva</span><br /><span>Secretária</span><br /><span>Eunícia Canuto</span><br /><span>Revisores de textos</span><br /><span>Maria Luciane da Silva</span><br /><span>Maria Lucilene da Silva</span><br /><span>Revisores de Normas Técnicas</span><br /><span>Maria Lucilene da Silva</span><br /><span>Eunícia Canuto</span><br /><span>Bibliotecária</span><br /><span>Eunícia Canuto</span><br /><span>Produtor Gráfico</span><br /><span>Gilton José Ferreira da Silva</span>2014-08-15T09:28:40-03:00Copyright (c) 2015 Caminhando com o PROEJAhttps://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/article/view/116Apresentação2014-08-15T09:30:55-03:00Portal de Publicações do IFAL Kentronrevista.educte@ifal.edu.br<span>É com grande satisfação que apresento a publicação denominada Caminhando com o PROEJA: reflexões, desafios e atitudes, que se traduz em uma coletânea que abriga temáticas bastante significativas envolvendo a Educação de Jovens e Adultos, o Ensino Médio e a Educação Profissional. Reúne artigos nos quais os autores e coautores entrelaçam experiências em sala de aula e resultados que advêm do processo de pesquisa. É importante que pessoas comprometidas com a Educação nos Institutos Federais, tornem visíveis as suas reflexões, desafiem-se e tomem atitudes em relação aos que fazem e aos que pesquisam, no caso específico, sobre o PROEJA, na tentativa de exporem os seus créditos ao referido Programa e a necessidade de superar a dicotomia entre os avanços pretendidos e a operacionalização em cada localidade onde o Programa acontece.</span><br /><span>Vale registrar que no Brasil, ainda, perdura a ausência de consciência da importância de cultura letrada e a educação como direito de todos, sejam eles crianças, jovens, adultos e idosos. Isso se constitui um grande desafio, para quem reflete e pretende tomar atitudes.</span>2014-08-15T09:30:55-03:00Copyright (c) 2015 Caminhando com o PROEJAhttps://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/article/view/105A CONCEPÇÃO DE ÍNDIO NO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÀO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)2014-08-15T08:22:26-03:00Maria Reny Gomes dos Santosnoemail@ifal.edu.br<span>Este trabalho tem como objetivo mostrar como o índio é visto no contexto do PROEJA e fornecer alguns referenciais para a integração da educação profissional e tecnológica e a educação de ensino médio indígena. O programa foi instituído pelo Governo Federal e implica na retomada da discussão nacional em torno da oferta de cursos de ensino médio, integrados à formação profissional. Para tanto, utilizamos como referencial teórico, além dos documentos federais que rezam sobre o referido programa, os autores Frigotto (2007), Paredes (1997), Paiva (2004), dentre outros, mostrando que ainda há um amplo caminho a ser percorrido no que diz respeito a educação indígena em direção à inclusão efetiva deste público à educação.</span>2014-08-15T08:22:16-03:00Copyright (c) 2015 Caminhando com o PROEJAhttps://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/article/view/106A CONTRIBUIÇÃO DO PROEJA EM HOSPEDAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS CONCLUINTES 2010/20112014-08-15T08:29:37-03:00Ma. Ilka Maria Escaliante Bianchininoemail@ifal.edu.brLuis Carlos Gonçalvesnoemail@ifal.edu.brMa. Queila Pahim da Silvanoemail@ifal.edu.br<span>Este artigo analisa o desenvolvimento profissional dos concluintes do Curso Técnico de Hospedagem na modalidade PROEJA, do Instituto Federal de Sergipe, dos anos 2010 e 2011. O lócus de investigação é o Instituto Federal de Educação de Sergipe, campus de Aracaju. Os procedimentos metodológicos foram de natureza qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica. Foi utilizada uma amostra de cinquenta por cento dos discentes do turno noturno.</span>2014-08-15T08:29:36-03:00Copyright (c) 2015 Caminhando com o PROEJAhttps://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/article/view/107A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS SOBRE A DISCIPLINA2014-08-15T08:41:29-03:00Maria do Socorro Ferreira dos Santosnoemail@ifal.edu.br<span>Esse trabalho tem como objetivo compreender as representações sociais dos alunos sobre a psicologia e sua importância na educação profissional, durante a dinâmica interativa construída pela professora e alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Participaram 120 alunos ingressantes do Curso noturno de Hospedagem, no IFAL - Campus Marechal Deodoro. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa através de técnicas de dinâmica de grupo, observação participante e entrevistas semiestruturadas. O aporte teórico empregado para o entendimento das questões propostas foi o da teoria das Representações Sociais, por acreditar que a interação humana pressupõe representações e que só é possível sua classificação através da coletividade. A coleta dos dados ocorreu no inicio e no final do semestre letivo, nos anos de 2009 e 2010. Percebemos que os alunos/trabalhadores do PROEJA, ao retornarem à escola, trazem sentimentos de medo do fracasso e a representação da exclusão em seu discurso. Durante o semestre, trabalhando especialmente a autoestima destes alunos, outros sentimentos são reconfigurados/confrontados ajudando-os a escolherem um novo caminho.</span>2014-08-15T08:41:29-03:00Copyright (c) 2015 Caminhando com o PROEJAhttps://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/article/view/108EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS: UM NOVO CENÁRIO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO2014-08-15T08:47:22-03:00Maria do Socorro Ferreira dos Santosnoemail@ifal.edu.brIane Sampaio Moreira Limanoemail@ifal.edu.brIvanice Borges Lemosnoemail@ifal.edu.brMagda Renata Marques Diniznoemail@ifal.edu.brPatrícia Lins Arroxelas Galvãonoemail@ifal.edu.br<span>O trabalho tem como objetivo é apresentar o perfil dos alunos do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do Curso de Hospedagem, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, campus Marechal Deodoro, além de discutir as representações sociais dos alunos acerca da volta aos estudos. A metodologia utilizada foi a quanti-qualitativa, com a utilização de questionários semiabertos e discussão em grupo. Os dados coletados revelaram sentimento de exclusão, causando desmotivação e baixa autoestima desses alunos, além de dificuldade no processo de aprendizagem quando se deparam com novos desafios em sala de aula, associado à dificuldades em administrar o trabalho, família e atividades exigidas na escola. Os alunos/trabalhadores buscam se adequar ao novo formato de educação básica e educação profissional com demandas específicas e novas exigências. Mesmo encontrando na literatura muitas discussões sobre o tema da educação de jovens e adultos, são necessárias novas intervenções numa busca constante de uma educação continuada para os professores que também fazem parte dessa nova realidade dos Institutos Federais.</span>2014-08-15T08:47:22-03:00Copyright (c) 2015 Caminhando com o PROEJAhttps://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/article/view/109O PROEJA NO IFAL CAMPUS MARECHAL DEODORO: ESBOÇO DE UMA REALIDADE2014-08-15T08:50:08-03:00Lúcia Kozownoemail@ifal.edu.br<span>Este artigo traz a luz uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus Marechal Deodoro no calendário acadêmico 2011 e demonstra, através de alguns dados analisados, como se encontra funcionando o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) que possui uma característica diferenciada da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sentido de que se interconecta a Educação Profissional (EP). Assim, a apresentação desses dados deve ser vista como uma contribuição para que através, do conhecimento da realidade, novas metas e objetivos mais amplos possam ser traçados no sentido de mudar, complementar ou aperfeiçoar o processo existente. Os dados expostos são significativos e demonstram que o referido programa cumpre com um dos principais objetivos a que se destina e mostra que há possibilidade e necessidade de melhorar em alguns aspectos.</span>2014-08-15T08:50:08-03:00Copyright (c) 2015 Caminhando com o PROEJAhttps://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/article/view/110A PESQUISA-AÇÃO COM O RELATO PESSOAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA2014-08-15T08:52:13-03:00Ricardo Jorge de Sousa Cavalcantinoemail@ifal.edu.brCristiano Lessa de Oliveiranoemail@ifal.edu.br<span>O presente trabalho objetiva investigar atividades de prática de retextualização de alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos a fim de captar possíveis mudanças ocorridas textual e discursivamente nas suas produções, concebendo a argumentação como atividade fortalecedora das relações humanas nas mais diversas esferas de atuação social. Reconhece as atividades de investigação com vistas à produção de gênero textual como propulsoras às discussões acadêmicas para o ensino de língua materna, possibilitando um estudo com base nos saberes e conhecimentos linguísticos dos sujeitos da EJA para que se possa debater a importância de atividades cuja tônica seja a “integração” do oral ao escrito. Insere-se numa linha de pesquisa de cunho qualitativo, uma vez que enfatizamos o processo interacional e não o produto das interações realizadas no ambiente de sala de aula. Analisaram-se, via questionários de satisfação, as sensações dos sujeitos envolvidos nas atividades durante o período de atuação, de forma que pudéssemos observar a contribuição da pesquisa no que diz respeito ao desenvolvimento de aspectos de ordem textual, linguística e discursiva dos alunos colaboradores.</span>2014-08-15T08:52:12-03:00Copyright (c) 2015 Caminhando com o PROEJAhttps://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/article/view/111A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E A RELAÇÃO FALA-ESCRITA EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO PROEJA2014-08-15T08:54:47-03:00Marlúcia Alves Secundo Whitenoemail@ifal.edu.br<span>No estudo da relação fala/escrita em produções escritas de alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, analiso fenômenos linguísticos com o objetivo de refletir sobre as questões de escrita, lócus dos muitos conflitos gerados no âmbito da escola, assim como motivo apontado como responsável pelo insucesso escolar. Esses dados são representativos do trabalho desses sujeitos com a modalidade escrita da língua e podem ser representativos da variedade linguística por eles usada em sua comunidade de fala. São esses dados, portanto, que identificam o tipo de relação que se estabeleceu entre esses sujeitos, a linguagem por eles usada e a representada pela escola.</span>2014-08-15T08:54:47-03:00Copyright (c) 2015 Caminhando com o PROEJAhttps://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/article/view/112O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM TURMAS DE EJA2014-08-15T08:57:57-03:00Niedja Balbino do Egitonoemail@ifal.edu.br<span>Este artigo discute a metodologia de ensino de Língua Estrangeira para a clientela dos cursos de EJA. Tomamos como referência a turma de 2011 do 2º Módulo de Cozinha do IFAL Marechal Deodoro que está dentro do PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos e relacionamos com o que dizem os documentos legais que orientam a escolha metodológica dos profissionais de Língua Estrangeira para esse grupo tão específico.</span>2014-08-15T08:57:57-03:00Copyright (c) 2015 Caminhando com o PROEJAhttps://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/article/view/113PERFIL DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS2014-08-15T09:06:07-03:00Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomesnoemail@ifal.edu.brQuitéria Meire Mendonça Ataíde Gomesnoemail@ifal.edu.br<span>Educar jovens e adultos por meio do ensino técnico profissional exige do docente uma formação bastante peculiar, para lidar com alunos que estão fora da média de idade para cursar o ano em que se encontram matriculados, estão fora da escola por alguns anos, encontram-se desmotivados, com um baixo nível de conhecimento e grande dificuldade para aprender. Este estudo traçou o perfil de formação dos docentes do Instituto Federal de Alagoas, com o objetivo de contribuir com o direcionamento de um programa de formação continuada para aqueles profissionais que já fazem parte da instituição, bem como sinalizar as competências necessárias a serem requisitadas por ocasião de lançamentos de futuros editais para a seleção pública de candidatos.</span>2014-08-15T09:06:07-03:00Copyright (c) 2015 Caminhando com o PROEJAhttps://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/article/view/114PROEJA: PRÁTICA DOCENTE DIFERENCIADA2014-08-15T09:11:04-03:00Lúcia Kozownoemail@ifal.edu.br<span>Este artigo propõe uma reflexão sobre a atuação e o papel do professor que labora junto ao Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Para tanto, inicialmente, abordamos algumas características apresentadas pelos discentes que frequentam o Programa no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus Marechal Deodoro, mencionando alguns problemas encontrados pelos docentes na sua prática de sala de aula, tecendo algumas discussões e oferecendo algumas sugestões para resolução dos problemas encontrados. Por fim, será referenciada a questão pertinente à importância do papel representado pelo professor que atua junto a esta modalidade de ensino em sua perspectiva ontológica, levando-se em consideração a bagagem de conhecimentos, trazida pelos alunos, como marca e como potencialidade para o desenvolvimento de um trabalho em conjunto.</span>2014-08-15T09:11:04-03:00Copyright (c) 2015 Caminhando com o PROEJAhttps://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/article/view/117CORPO EDITORIAL2014-08-15T09:33:00-03:00Portal de Publicações do IFAL Kentronrevista.educte@ifal.edu.br<span>Conselho Editorial</span><br /><span>Manoel Santos da Silva (Presidente)</span><br /><span>Maria Luciane da Silva e Maria Lucilene da Silva (Revisores de Texto)</span><br /><span>Eunícia Canuto (Bibliotecária; Revisor de Normas Técnicas)</span><br /><span>Gilton José Ferreira da Silva (Diagramador)</span>2014-08-15T09:33:00-03:00Copyright (c) 2015 Caminhando com o PROEJAhttps://periodicos.ifal.edu.br/Proeja/article/view/118Versão Flash2014-08-15T09:35:04-03:00Portal de Publicações do IFAL Kentronrevista.educte@ifal.edu.brVersão Flash2014-08-15T09:34:50-03:00Copyright (c) 2015 Caminhando com o PROEJA