ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO REGIME DE INTERNATO PARA OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS IGUATU

  • Márcia Leila de Freitas Macedo Felipe

Resumo

Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Ceará, campus Iguatu com 55 alunos de 02 turmas, uma da segunda e outra da terceira série do Curso Técnico em Agropecuária no ano letivo de 2010. Analisou-se a importância do regime de internato como instrumento de inclusão e permanência escolar entre os alunos pesquisados e de que forma as relações que se dão no internato promovem a aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo. Utilizou-se a metodologia de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicados para os alunos e feita análise de fontes bibliográficas primárias. Pode-se perceber que o melhor rendimento escolar dos alunos em regime de internato se deve a variáveis extraescolares e intraescolares. Dos fatores que motivam os alunos, deve-se destacar a importância da família como fator de maior influência. Conclui-se, portanto, que um dos grandes desafios da instituição está em descobrir as aspirações dos alunos e construir coletivamente propostas de trabalho criativas e capazes de incentivá-los para o estudo, tornando-se um aluno ativo. Para que isso ocorra, é importante uma reflexão no fazer pedagógico e na formação continuada dos profissionais desse campus.
Publicado
2014-08-04
Como Citar
Felipe, M. L. de F. M. (2014). ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO REGIME DE INTERNATO PARA OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS IGUATU. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/50
Seção
Artigos