TÃO PERTO, TÃO LONGE: O PARADOXO BRASILEIRO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

  • Maria Aparecida da Aparecida da
  • Vânia Maria Galdino da Silva

Resumo

O presente artigo consta de uma análise sobre as facilidades trazidas pela internet como meio de comunicação do século XXI, sobretudo no que se refere às conseqüências evidenciadas para o âmbito educacional. Enfatiza o caráter da aproximação entre as pessoas e povos provocada pelo rompimento das fronteiras configurado na sociedade em rede. Faz uma reflexão a respeito das possibilidades que a tecnologia via rede apresenta aos países subdesenvolvidos, colocando-os em condições “privilegiadas” para “queimar etapas” rumo ao desenvolvimento. Mostra como a proximidade da informação afeta, modifica e até dispensa a educação nos moldes clássicos de sua configuração. Chama a atenção, porém, para um paradoxo subjacente ao contexto da sociedade informacional nos países em desenvolvimento com destaque para o Brasil: está tão perto da informação não significa ter acesso a ela, principalmente quando um dos impedimentos é a superação do desafio de assegurar escolaridade para todos.
Publicado
2014-08-04
Como Citar
Aparecida da, M. A. da, & Silva, V. M. G. da. (2014). TÃO PERTO, TÃO LONGE: O PARADOXO BRASILEIRO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/45
Seção
Artigos