Educação inclusiva nas escolas do campo: desafios e possibilidades

Autores

  • Maria Aparecida Vieira de Melo Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal da Paraíba;Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.613

Resumo

RESUMO: O presente artigo visa expor reflexões acerca da educação inclusiva nas escolas do campo, ainda é um dos temas na educação do campo pouco discutido, daí a importância de um aprofundamento acerca desta temática. A intenção neste trabalho é discutir a inclusão nas escolas do campo de crianças acometidas por deficiências de qualquer natureza. E mais especificamente dialogar com os autores com que vem tendo esta preocupação contribuindo para que uma atenção especial seja oferecida as crianças deficientes da comunidade rural, em particular do Sítio Luz – Canhotinho-PE, identificar na legislação vigente as especificidades que tratam da inclusão nos espaços educativos e, por fim perceber a importância de fazer valer os direitos humanos das pessoas com deficiência em ocuparem as carteiras escolares das escolas de sua comunidade rural. O problema que norteia esta discussão é: a educação em direitos humanos promove a educação inclusiva nas escolas do campo? Metodologicamente este trabalho desenvolve-se a partir de uma revisão de literatura, a luz de autores que defendem os direitos humanos, o marco legal da educação inclusiva e a especificidade da educação do campo. Diante do exposto, percebe-se que a legislação contribui com a discussão do direito a inclusão nos processos educativos, mas não são evidentes especificamente nas escolas do campo, de tal forma os educadores também não estão preparados para intervir pedagogicamente às pessoas que precisam do atendimento especializado no sistema regular de ensino.

 

PALAVRAS-CHAVE: Direitos Humanos, atendimento especializado, marco legal.

 

ABSTRACT: This article aims to expose reflections on inclusive education in schools in the field, it is still one of the subjects in the education of little discussed field, hence the importance of deepening about this topic. The intent of this paper is to discuss the inclusion in the kids camp schools affected by disabilities of any kind. And more specifically dialogue with the authors that has had this concern contributing to that special attention be offered disabled children of the rural community, particularly the Light Site - Canhotinho-PE to identify the current legislation the specifics that deal with the inclusion in spaces educational and finally realize the importance of enforcing the human rights of persons with disabilities occupy the desks of the schools in their rural community. The problem that guides this discussion is: a human rights education promotes inclusive education in schools in the field? Methodologically this work develops from a literature review, the light of authors who defend human rights, the legal framework of inclusive education and the specificity of rural education. Given the above, we can see that the law contributes to the discussion of the right to inclusion in the educational processes, but are not evident especially in schools of the field, so educators are also not prepared to intervene pedagogically people in need of care specializes in the regular school system.

 

KEYWORDS: Human Rights, specialized care, legal framework.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal da Paraíba;Universidade Federal Rural de Pernambuco

EDUCAÇÃO

Referências

BRASIL. Lei nº 8.069/90 atualizado com a Lei nº 12.010 de 2009. Estatuto da criança e do adolescente. Disponível em WWW.google.com.br Acesso em 14, set. 2015.

SILVEIRA, Rosa Maria Godoy (org.) et. all. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teóricos metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB,

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Publicado

2019-06-04

Como Citar

Aparecida Vieira de Melo, M. . (2019). Educação inclusiva nas escolas do campo: desafios e possibilidades. Diversitas Journal, 4(2), 496–510. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.613