A Intertextualidade em anúncios publicitários: analisando as formas explícita e implícita

Autores

  • Maria Cristian da Rocha Lopes Balbino Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
  • Sanadia Gama dos Santos Universidade Federal de Sergipe, Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.699

Resumo

The Intertextuality in advertising ads: analyzing the explicit and implicit forms


RESUMO: Tendo como base os pressupostos teóricos da Linguística Textual (LT), a partir de uma investigação qualitativa, buscamos neste artigo analisar a intertextualidade, com um viés na intergenericidade, em anúncios publicitários. Com o objetivo de compreender melhor as formas explícita e implícita de intertextualidade encontradas no gênero publicitário, bem como constatar seu poder de persuasão, analisamos quatro anúncios publicitários de diferentes empresas, extraídos da internet. Como resultado da análise, verificamos que tal fenômeno é, de fato, um importante recurso de construção de textos para os anúncios publicitários.

PALAVRAS-CHAVE: gênero textual, intergenericidade, anúncios publicitários.


ABSTRACT: Based on the theoretical assumptions of Textual Linguistics (TL), from a qualitative investigation, we seek in this article to analyze intertextuality, with a bias in intergenericity, in advertisements. In order to better understand the explicit and implicit forms of intertextuality found in the advertising genre, as well as to verify its power of persuasion, we analyze four ads from different companies, extracted from the internet. As a result of the analysis, we verified that this phenomenon is, in fact, an important resource of construction of texts for commercials.

KEYWORDS: textual genre, intergenericity, advertising.

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Biografia do Autor

Maria Cristian da Rocha Lopes Balbino, Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL

Pós-graduanda do Curso de Linguagem da Universidade Estadual de Alagoas–UNEAL.

Sanadia Gama dos Santos, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Estadual de Alagoas

Mestrado em Letras pelo Universidade Federal de Sergipe, Brasil(2015); Professora Contratada da Universidade Estadual de Alagoas, Brasil.

Referências

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Publicado

2019-02-17

Como Citar

Balbino, M. C. da R. L., & Santos, S. G. dos. (2019). A Intertextualidade em anúncios publicitários: analisando as formas explícita e implícita. Diversitas Journal, 4(1), 232–241. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i1.699