Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática

Autores

  • Walquiria dos Santos Silva INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
  • Maria Sirleide Lima INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
  • Jakelline Cipriano dos Santos Raposo INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
  • Luiz Cláudio Ferreira da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.616

Resumo

A disciplina de programação apresenta índice de reprovação ou desistência do curso, independente da linguagem de programação adotada na disciplina. Este artigo tem como objetivo de fazer um levantamento das dificuldades apresentadas pelos estudantes ao cursar a disciplina de Programação, do curso técnico subsequente em Informática e Informática para a Internet. Foi realizado uma pesquisa com delineamento transversal e quantitativo com a população discente e egressos de uma Instituição Federal na cidade de Rio Largo. Foi aplicado um questionário online com 13 perguntas envolvendo dados socioeconômicos, acadêmicos e sobre as possíveis dificuldades na disciplina de programação. O resultado da pesquisa demonstrou que os conteúdos abordados na disciplina de programação que causaram mais dificuldades foram matrizes e estruturas de repetição. Diante do resultado obtido foi possível observar que as dificuldades relatadas pelos discentes no conteúdo abordado na disciplina está voltado principalmente para interpretação de texto e lógica matemática.

PALAVRAS-CHAVE: Lógica de Programação, Dificuldade de Aprendizagem, Ensino Técnico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Walquiria dos Santos Silva, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Estudante do curso técnico em informática - IFAL Campus Rio Largo

Maria Sirleide Lima, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Estudante do curso técnico em informática - IFAL Campus Rio Largo

Jakelline Cipriano dos Santos Raposo, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Chefe de Gabinete - IFAL Campus Rio Largo

Luiz Cláudio Ferreira da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Analista de Tecnologia da Informação - UFAL

Referências

BORGES, Marcos Augusto F. Avaliação de uma metodologia alternativa para a aprendizagem de programação. VIII Workshop de Educação em Computação. Curitiba, PR, Brasil, 2000. Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wei/2000/006.pdf>. Acesso em 20/01/2018.

JÚNIOR, José Augusto Teixeira de Lima; VIEIRA, Carlos Eduardo Costa; VIEIRA, Priscila de Paula. Dificuldades no processo de aprendizagem de Algoritmos: uma análise dos resultados na disciplina de AL1 do Curso de Sistemas de Informação da FAETERJ - Campus Paracambi. Cadernos UniFOA, ed. 27, abr. 2015. Disponível em: <http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/viewFile/293/346>. Acesso em: 25/08/2017.

PIVA JR, Dilermando; FREITAS, Ricardo L. Estratégias para melhorar os processos de abstração na disciplina de Algoritmos. In: Brazilian Symposium on Computers in Education, 10º edição. Anais do Brazilian Symposium on Computers in Education. Sociedade Brasileira de Computação, 2010. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1464>. Acesso em 20/01/2018.

RAPKIEWICZ, Klevi Elena; FALKEMBACH, Gilse; SEIXAS, Louise; ROSA, Núbia dos Santos; CUNHA, Vanildes Vieira da; KLEMANN, Miriam. Estratégias pedagógicas no ensino de Algoritmo e Programação Associadas ao uso de jogos Educacionais. Novas tecnologias na educação, v. 4 n. 2, dez. 2006. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/renoteold/dez2006/artigosrenote/25157.pdf>. Acesso em: 27/08/2017.

SILVA, Bruno Siqueira da; TRENTIN, Marcos Antônio Sandini. Dificuldades no ensino-aprendizagem de programação de computadores: Contribuições para sua compreensão e resolução. In: V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 5º edição, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa. Anais do V SINECT. UTFPR, 2016. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/2016/selecionados.php>. Acesso em 27/08/2017.

SILVA, Jéssica Aires; BEZERRA JÚNIOR, Elias Vidal. A Intenção de evasão escolar: Discussões e Reflexões no curso de Licenciatura em Computação do IFTO -Instituto Federal do Tocantins- Campus Porto Nacional. Dianópolis: 5º Jornada de iniciação científica-JICE IFTO – Campus Dianópolis, Disponível em: <http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/jice/5jice>. Acesso em 20/01/2018.

Downloads

Publicado

2018-12-08

Como Citar

Silva, W. dos S., Lima, M. S., Raposo, J. C. dos S., & Silva Júnior, L. C. F. da. (2018). Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática. Diversitas Journal, 3(3), 761–770. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.616

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)