A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL

Autores

  • Mayara Camila Santos Silva Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • Fernanda Stefanny Lima Sobrinho Bolsista do PIBID e graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
  • Josefa Betânia Vilela Costa Coordenadora do PIBID/Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas–UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.533

Resumo

O presente trabalho aborda uma análise das vivências de acadêmicos do curso de graduação em Ciências Biológicas que participam como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), mais precisamente do subprojeto “Práticas de Ensino Inovadoras em Biologia com Suporte da Ciência e Tecnologia”, da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL. Objetivou-se refletir os impactos da experiência da inserção do docente no espaço escolar, durante sua participação como bolsista do PIBID. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze bolsistas atuantes em três escolas que recebem o projeto: a Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito e a Escola Municipal de Educação Básica 31 de Março, todas localizadas no município de Arapiraca-Al. Quando analisadas as respostas dos bolsistas, constatou-se a influência do PIBID sobre a formação docente, visto que se destacaram aspectos como, uma nova visão do ato de lecionar, enriquecimento do currículo e rompimento das inseguranças em sala de aula; os mesmos adquirem novas posturas frente à realidade escolar, possibilitando um grande crescimento pessoal e profissional. Dessa forma, conclui-se que a implantação do PIBID na universidade e nas escolas, possibilita a construção e socialização de saberes, além de prever novos rumos dentro das ações pedagógicas da escola.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CORREÂ, C. V.; ALBUQUERQUE, M. G.; RIBEIRO, E. S. Reflexões Acerca das Possibilidades de Contribuição do PIBID para a Formação Docente de Graduandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia. 1º Encontro Nacional PIBID-Matemática. 2012. Disponível em:< http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/RE/RE_Correa_Cristiane.pdf>. Acesso em: 22 set. 2015.

GAMA, A. G. B.; JÚNIOR, E.B.M.; BARBOSA, E. M.; NETO, F. P. S.; TARGINO, K. C. F.; SOUZA, M. C. M.; FERNANDES, P. R. N. A Importância do Projeto PIBID na Formação dos Alunos de Licenciatura em Química do IFRN Câmpus – APODI. 2013. Disponível em:<http://www2.ifrn.edu.br/ocs/index.php/congic/ix/paper/viewFile/1064/39>. Acesso em: 28 jul. 2015.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: Editora Alternativa, 2004. Disponível em:< http://meuartigo.brasilescola.com/pedagogia/o-professor-sua-identidade-profissional-formacao-continuada-.htm>. Acesso em: 15 ago. 2014

LOUREIRO, D. Z.; OLIVEIRA, F. T. PIBID - Uma Interseção de Conhecimentos Entre a Realidade Escolar e a Universidade. 2010. Disponível em:< http://projetos.unioeste.br/cursos/cascavel/matematica/xxivsam/artigos/34.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2015.

PAREDES, G. G. O. Um estudo sobre o PIBID: saberes em construção na formação de professores de Ciências. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Paraná. 2012.

SEVERO, M.; JUNG, M. S.; ROCHA, M. F.; ROSA, R. C.; JUNCKES, R. C.; HÜBBE, R. S. S.; CARDOSO, R. O PIBID e a Formação Docente na Visão do Coordenador de Área. V SIMFOP – Simpósio sobre Formação de Professores. 2013. Disponível em:<http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/eventos/simfop/artigos_v%20sfp/Marilete_Severo1.pdf>. Acesso em: 22 set. 2015.

TRINDADE, J. I. S.; GONÇALVES, E. F. O.; SANTOS, D. P. PIBID: Relato sobre a importância do Programa na formação do Licenciando em Geografia da Unimontes – Montes Claros – MG. 2013. Disponível em:< http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal14/Ensenanzadelageografia/Desempenoprofesional/11.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2015.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

Silva, M. C. S., Lima Sobrinho, F. S., & Costa, J. B. V. (2018). A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL. Diversitas Journal, 3(3), 691–695. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.533

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)