A concepção dos alunos do Ensino Médio sobre a importância das aulas práticas de Biologia

Autores

  • Raniel Francisco da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Brunna Barbosa da Silva Discente do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da UFAL Campus de Arapiraca. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES)
  • Neuza Pereira de Oliveira Silva Bióloga Licenciada, Especialista em Gestão Ambiental, Docente da rede Estadual de Educação do Estado de Alagoas e supervisora do PIBID-Biologia.
  • Maria Lusia de Morais Belo Bezerra Bióloga Licenciada, Mestre em Química e Biotecnologia (UFAL), docente da UFAL Campus de Arapiraca.
  • Solma Lúcia Souto Maior de Araújo Baltar Bióloga Licenciada, Doutora em Inovação Terapêutica (PPGIT/UFPE), docente da UFAL Campus de Arapiraca.

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.509

Resumo

No ensino das ciências, em especial de Biologia, as aulas práticas proporcionam aos alunos uma aprendizagem significativa baseada em metodologias inovadoras. Neste sentido, o trabalho teve o objetivo de verificar a concepção dos alunos do ensino médio sobre a importância das aulas práticas de Biologia. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas atividades práticas com alunos do ensino médio de uma escola estadual do município de Arapiraca-AL, onde são realizadas as atividades do PIBID-Biologia da UFAL- Arapiraca e aplicados questionário semiestruturado para conhecer a concepção dos alunos sobre as aulas experimentais. Os resultados revelaram que as aulas práticas facilitam o processo de aprendizagem, aumentam o interesse dos alunos e despertam a sua curiosidade, demonstrando assim, o potencial didático desse método de ensino. Desta forma, pode-se concluir que as aulas práticas são ferramentas didáticas que contribuem para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de forma dinâmica e motivadora.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE L. F.; MASSABNI V. G. O Desenvolvimento de Atividades Práticas na Escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, v.17, n.4, p. 835-854, 2011.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2000.

BORGES, A.T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, p.291-313, dez. 2002.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

LIMA, D. B.; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos de Aplicação, v. 24, n. 1, p. 201-224, jan. /jun, 2011.

PERUCCI, L. R. et al. Análise de uma proposta didática de Krasilchik com o enfoque semiótico de Duval. Investigações em Ensino de Ciências. Londrina, v.17, p. 685-696, 2012.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RONQUI, L.; SOUZA, M. R.; FREITAS, F. J. C. A Importância das Atividades Práticas na área da Biologia. Cacoal –RO: Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, 2008. Disponível em: http://www.facimed.edu.br/site/revista/pdfs/8ffe7dd07b3dd05b4628519d0e554f12.pdf. Acesso em: 22 mar. 2015.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

Silva, R. F. da, Silva, B. B. da, Silva, N. P. de O., Bezerra, M. L. de M. B., & Baltar, S. L. S. M. de A. (2018). A concepção dos alunos do Ensino Médio sobre a importância das aulas práticas de Biologia. Diversitas Journal, 3(3), 564–568. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.509

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)