Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS

  • Ivanio Folmer Universidade Federal de Santa Maria
  • Ane Carine Meurer Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriella Eldereti Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Mirieli da Silva Fontoura Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Margarida Piani Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

RESUMO

 

Este texto é fruto de inquietações acadêmicas dos autores, que se interessam pela temática de Território; Agroecologia e Educação do campo. Este, nasce para problematizar a relação da educação do campo e da agricultura de base ecologia. O objetivo deste trabalho foi verificar se na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande localizada no distrito de Arroio Grande há concepção da abordagem agroecológica na vivência da comunidade escolar. Esta pesquisa se deu através levantamento bibliográfico e inserção na comunidade de estudo. Foi constatado que a Escola não desenvolve em seus projetos estruturas capazes de fortalecer os laços dos educandos com a comunidade local. Afirma-se a necessidade de uma educação construtiva que esteja comprometida com a vida e o cotidiano do aluno, para que desta forma esta comunidade se desenvolva socioeconomicamente.

 

Palavras-chave: Educação do Campo; Agroecologia; Espaço Rural.

Biografia do Autor

Ivanio Folmer, Universidade Federal de Santa Maria
Graduado pela Universidade Federal de Santa Maria no curso de geografia Licenciatura no ano de 2014. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia-PPGGEO/UFSM no ano de 2018. Doutorando em Geografia-PPGGEO/UFSM com previsão de término em 2022. Participante de diversos projetos de pesquisa e extensão, com as temáticas de Educação no campo; Educação Ambiental; Gênero e sexualidade; Mortalidade Infantil; Catadores e Memória e Patrimônio Cultural.

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Publicado
2019-02-17