A falta de empatia no ensino de Matemática um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação

Autores

  • Allan Gomes Santos Universidade Aberta do Brasil - UAB/IFAL Secretaria de Educação de Alagoas -SEDUC-15ªCRE - Instituto de Educação

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.240

Resumo

RESUMO: Este projeto busca permear as consequências da falta de identificação que professores possuem com a Matemática. A proposta do trabalho tem o intuito de desmistificar que o ensino e aprendizagem da Matemática é um fator complicado ou difícil para muitos, mas pode ser significativo e prazeroso se empregado com laços de identificação como que se está fazendo. Neste contexto, o trabalho se baseia em linhas teóricas e práticas, por meio de pesquisas em campo que realça o estudo, através de questionários, a fim de investigar a real empatia com a Matemática de nossos docentes, assim como as concepções que os alunos-professores em formação têm de suas práticas pedagógicas no empreender o ensino-aprendizagem desta área de estudo e a importância das consequências que esta falta de identificação com a área traz ao processo de ensino desta disciplina tão importante na formação do aluno e na sua relação com outras áreas de estudo. Os resultados mostram que dificuldade com os conteúdos matemáticos, bem como a falta de afinidades com a disciplina, advém de uma dificuldade ou medo da aprendizagem da área desde suas formações anteriores. Desse modo, ao estabelecer o sentimento do gostar do que faz, teremos mais chances de ser um bom profissional na área, ponto fundamental para que o enlace entre seus saberes prévios e os processos de formação fomente numa caminhada para um ensinar com dedicação, sentimento e amor.

 

Palavras-chave: Ensino da Matemática, Paixão na Educação, Formação docente.

 

 

ABSTRACT: This project seeks to permeate the consequences of failure to identify that teachers have with mathematics. The proposed work has the aim to demystify the teaching and learning of mathematics is a factor too complicated or difficult, but it can be significant and satisfying to be employed with identifiable ties as you are doing. In this context, the work is based on theoretical and practical lines through field research that highlights the study through questionnaires in order to investigate the real empathy with the mathematics of our teachers, as well as the concepts that students- training teachers have their teaching practices in undertaking the teaching and learning of this study area and the importance of the consequences of this lack of identification with the area brings to the process of teaching this very important discipline in student education and its relationship with other Study areas. The results show that difficulty with the mathematical content and the lack of affinity with the discipline comes from a difficulty or fear of the area learning from their previous training. Thus, to establish the feeling of like what you do, we will have more chances to be a good professional in the field, key point to the link between their previous knowledge and training processes foster a walk to one teach with dedication, feeling and love.

 

Keywords: Teaching Mathematics, Passion in Education, Teacher training

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Allan Gomes Santos, Universidade Aberta do Brasil - UAB/IFAL Secretaria de Educação de Alagoas -SEDUC-15ªCRE - Instituto de Educação

Tenho formação superior em Matemática (UNIR) e Pedagogia (UNIR), Especializações em Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Pós-Graduação (Mestrado) em Modelagem Computacional (UFAL) Área pesquisa: Educação Matemática/Formação de Professores/Educação. Sou professor de Matemática/Estatítica no Ensino Médio e Superior. Professor do Estado de Alagoas no Curso Normal (Instituto de Educação) CEPA/15ªCRE. Professor da UNEAL no Programa PROLIND - Campus III/ Programa PROESP. Professor/Tutor a Distância da Disciplina Matemática para Administradores do IFAL/ UAB/CAPES. Professor Auxiliar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.

https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=CD8A3B4C487FFE176A84197A923D44CE

Referências

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). IDEB/2013 – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/documentos/2014/ideb_brasil_2013.pdf. Acessado em: 22/08/2015.

CARVALHO, A. M. P. & GIL PEREZ, D. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUILHERME, M. A ansiedade matemática como um dos fatores geradores de problemas de aprendizagem em Matemática. Campinas (SP), Dissertação de Mestrado em Educação. Centro Educação da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo: UNICAMP, 1983.

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

Santos, A. G. (2016). A falta de empatia no ensino de Matemática um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação. Diversitas Journal, 1(1), 33–40. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.240